A fonte das 5 bicas data do século XIX e encontra-se no espaço onde outrora se encontrava a Igreja do Espírito Santo (Em 1836-01-03 foi desafecta do culto tendo o templo sido demolido mais tarde)
Reza a história que na segunda metade dos anos 70 (1870) os moradores dos vários lugares dos arredores (como a Quinta do Gato) e das freguesias mais distantes (como a Palhaça) pedem com insistência fontes e canalização de águas. No final de 1875, é adjudicada a obra do chafariz para a Praça do Peixe, a José Augusto da Silva, por 299$000 réis. A pedra veio também de Outil e Ançã. O desenho é da autoria do Eng. João Honorato da Fonseca Regala, tal como a da Praça do Peixe, daí a sua grande semelhança. No cimo da fonte encontra-se a águia – símbolo da cidade.
Em 8 de Agosto de 1878, em conformidade com um plano aprovado antes, a Câmara obtém um empréstimo no valor de 10.000$00 réis, amortizáveis em 10 anos, ao juro de 7% ao ano. Para a edificação de um chafariz, na freguesia da Glória, «de extrema necessidade e instantemente reclamado», estavam destinados 4000$000 réis; o resto seria para uma estrada (3000$00 réis) e para a escola da Vera Cruz outro tanto. Os 4 contos de réis, especificava o texto, eram para «a exploração de águas,na Brejeira, seu encanamento e construção do chafariz do Espírito Santo», hoje conhecido como Fonte das Cinco Bicas27. Na freguesia da Glória apenas existiam duas fontes, situadas em dois extremos da freguesia, «que pouca água podem fornecer». O chafariz era considerado «uma obra de grande vulto e muito dispendiosa». As obras de construção prolongaram-se até em 1880, ano em que foi inaugurado, como se pode ver na inscrição epigráfica dos mesmo.
Foi neste local também que Zéca Afonso passou os primeiros anos da sua vida, pois foi criado pela tia Gé e pelo tio Xico, numa casa situada no Largo das Cinco Bicas, em Aveiro, até aos 3 anos (1932), altura em que foi viver com os pais e irmãos, que estavam em Angola havia 2 anos.
Fontes:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Afonso
- Património urbano associado ao abastecimento de água em aveiro, Manuel Ferreira Rodrigues
- http://www.cm-aveiro.pt
Imagem: 5 Bicas By Avelino Silva (google earth)
A Cache
É preciso ter bastante atenção à abordagem feita a cache principalmente durante o dia pois existem sempre muitos muggles nesta zona.
Tirem Fotografias ao local e apreciem a zona envolvente.
Não tirem fotos ao container e tentei deixa-lo como o encontraram.
In English
It takes close attention to the cache approach made mainly during the day because there are always many muggles in the area.
Take photos to the site and enjoy the surroundings.
Do not take photos at the container and tried to leave it as they found it.