Santuário do
Senhor Jesus da Capelinha e
de Santa Bárbara
O Santuário do Senhor Jesus da Capelinha e de Santa Bárbara é um miradouro que oferece uma paisagem cheia de tons de azul profundo, de cinzento, de verde dos vinhedos e do escuro dos pinheirais, deslumbrante.
No alto da serra, ode se respira, fundo, o ar puro e olhando em redor, se vê, na lonjura do horizonte a perder de vista, que o mundo é grande e não acaba ali.
Tem duas capelinhas mais antigas: a de Santa Bárbara, maior, outra pequena, que era a do Senhor do Caído. Daí o nome, “SENHOR DA CAPELINHA”. Nessa Capelinha, construída sobre uma massa rochosa de granito, estava também, decerto, a Mater Dolorosa, porque no granito da padieira está gravada a inscrição feita em latim, em letras geminadas: “OVOS OMNES QUI TRANSITIS PERVIAM ATENDITE, ATENDITE ETVIDETE SI EST DOLOR SICUT DOLOR MEUS”(Ó vós todos que passais pela via olhai, olhai e vede se há dor igual à minha dor!).
Mais tarde, na primeira metade do séc. XX, edificaram outra capela, maior, para o Senhor Jesus da Capelinha, padroeiro de Vilar de Maçada, com festa e romaria que lhe são dedicados no segundo domingo de Julho.
Ó Senhor da Capelinha,
Que Estás deitado em Teu Altar,
Vem ver a nossa alegria,
Como folgamos até fartar.
Texto retirado do livro Vilar de Maçada-Passado e Presente de Fernando Pinto de Sousa
A Cache: No local inicial encontram três capelas, na capela do meio terão de tirar a data que se encontra na porta este será o vosso ABCD.
Fórmula: Nº 41º 19.(C+3)(B-A)(D+7) W 7º 33.(B-A)(B)(C+A)
Cache By