Santa Bárbara é uma Santa Cristã comemorada na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa, que foi, alegadamente, uma virgem mártir no século III.
Em Portugal e no Brasil, tornou-se popular a devoção à Santa Bárbara, invocada como protetora de tempestades,raios e trovões. Comemora-se no dia 4 de Dezembro de cada ano.
Contando um pouco da sua história e do motivo dos seus símbolos, Bárbara por ser filha única e com receio de deixar a filha no meio da sociedade corrupta daquele tempo, Dióscoro decidiu fechá-la numa torre, daí a essa mesma presente na imagem, a espada por ter sido considerada uma mártir e o cálice pela sua cristandade. (Para mais informações http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A1rbara_de_Nicom%C3%A9dia )
Á volta do mundo é possível encontrar algumas cidades com o nome desta santa, em Portugal encontramos várias freguesias nomeadas de “Santa Bárbara” principalmente nos Açores.
Esta cache não se situa numa freguesia, mas numa pequena região dentro dessa mesma, Santa Bárbara que pertence às Angústias, ilha do Faial, Açores.
A caminho da freguesia dos Flamengos, pela estrada Regional encontra-mos uma pequena ermida, onde há vários anos atrás, comemorava-se a respetiva devoção á Santa, com procissão em redor da ermida e convívio posterior com “arrematações” (leilão de produtos do povo da região). Após o grande sismo que atingiu principalmente a ilha do Faial no ano de 1998, esta casa ficou bastante destruída, passando a festividade para a igreja principal da freguesia. Hoje em dia, a ermida foi reconstruida mas não totalmente, com muito pena minha nunca mais se voltou a fazer a festa naquele lugar.
Escolhi este local por ter sido onde nasci e cresci, a ver sempre Santa Bárbara ao pé de mim, para não falar que foi onde meus pais se conheceram ihih, acima de tudo porque o sitio me deixa muita saudade de como eram as coisas há uns anos atrás. E como não tenho uma cache feita realmente por mim, ora aqui fica a minha primeira cache na terra natal.
Espero que gostem ;) e ajudem a continuar um bom geocaching
|