Este evento é para dar a conhecer a Vila de Óbidos, passearmos e para nos divertirmos...
O evento terá início às 9:00, a partida será por volta das 9:30 e terá fim ao 13:00.
O local será na Porta da Vila, (nas coordenadas indicadas).
No dia do evento pode estar um bocado de frio, por isso por favor levar algum casaco e sapatos confortáveis.
A caminhada terá +/- 5 quilómetros de distância.
No final da caminhada (12:30, estimativa), vamos nos sentarmo-nos num local abrasivo, nas coordenadas "Pontos adicionais".
Se quiserem podem levar TB's ou Geocoins!
Vila de Óbidos:
Pela sua excelente localização junto ao mar e como os braços da Lagoa chegavam ao morro, estas terras desde sempre foram habitadas, o que se confirma pela estação do Paleolítico Inferior do Outeiro da Assenta. Aqui se formou um castro Celtibero, voltado a poente. Sabe-se que aqui comerciaram os fenícios, e hoje com mais propriedade que os Romanos aqui se estabeleceram, sendo provável que a torre sul do Facho, tenha tido a sua origem numa torre de atalaia de construção romana, como posto avançada da cidade de Eburobrittium, grande urbe urbana encontrada e em fase de trabalho arqueológico.
Em 11 de Janeiro 1148, o primeiro rei, D. Afonso Henriques, apoiado por Gonçalo Mendes da Maia, tomou Óbidos aos árabes, após o cerco de Novembro anterior. O Cruzeiro da Memória é um singelo monumento da época, mais tarde restaurado. Óbidos pertenceu ao pentágono defensivo (dos cinco castelos), do centro do reino, idealizado pelos Templários.
Com a oferta de Óbidos como prenda de casamento de D. Dinis a sua esposa D. Isabel, a Vila ficou pertença da Casa das Rainhas, só extinta em 1834, e por aqui passaram a maioria das rainhas de Portugal, deixando grandes benefícios. D. Catarina manda construir o aqueduto e chafarizes. A reforma administrativa de D. Manuel I dá a Óbidos em 1513 novo Foral, sendo esta época muito intensa em requalificações urbanas.
O terramoto de 1755 fez sentir-se com intensidade na Vila, derrubando partes da muralha, bem como alguns templos e edifícios, tendo ainda alterado alguns aspectos do traçado e do casco árabe e medieval. Também Óbidos foi palco das lutas da Guerra Peninsular, tendo aqui sido a grande batalha da Roliça, que no tempo pertencia ao “termo” de Óbidos.
Mais recentemente a Vila foi palco da reunião preparatória da Revolta do 25 de Abril, ficando assim ligada ao corajoso e heróico movimento dos capitães.
A caminhada vai ser na Vila de Óbidos e passando por vários pontos de Óbidos (tipo, Escola dos Arcos, Estádio Municipal, etc...)
Não se esqueçam de fazer will attend...
No final há uma supresa! É segredo...
Não há mínimo de geocacher's!