Conjunto Habitacional de Santa Isabel / Aldeia de Santa Isabel
Sector urbano. Conjunto habitacional e assistencial contemporâneo de promoção privada. Arquitectura revivalista. Planta poligonal irregular, formada por um conjunto uniforme de casas rectangulares, de um ou dois pisos, rebocadas e pintadas a branco com embasamento a azul, rasgadas por vãos rectilíneos, com molduras de cantaria superiores ou no topo inferior e superior, encimadas por cornijas telhadas, e cobertas por telhados de duas ou quatro águas com beirais. Integram registos de azulejos pintados a azul cobalto sobre fundo branco, com cercaduras com concheados e volutas ao gosto setecentistas com inscrição ou figuração identificativa da função inicial dos edifícios.
1931 - fundação e início da construção da aldeia-orfanato por iniciativa de José Ribeiro Espírito Santo Silva, pela mão de mestres-pedreiros da região; o financiamento foi obtido, em parte, através de uma condição colocada pelo Banco Espírito Santo aos seus clientes quando estes recorriam a crédito, que previa o financiamento da construção de um dos edifícios da aldeia, é o caso do Teatro e Ginásio Luís Nobre mandado construir por um sucateiro do bairro de Alcântara, em Lisboa, que deu o nome ao edifício; a aldeia dispunha de equipamento diferenciado para as crianças internas e para a comunidade local de Albarraque, o segundo situado na Av. Padre Agostinho da Motta, do lado direito, no sentido O. / E., com portas para o exterior, de forma a que a população local não se cruzasse com os órfãos; 1946 - feitura de um painel de azulejos para um edifício da rua principal; 1950 - feitura dos painéis de azulejos para os Bombeiros, edifício da secretaria e cabeleireiro na Fábrica de Santa Ana; 1960, década - rodagem, na aldeia, do filme 'O Rapaz e o Cão', realizado pela RTP; 1982 - aprovação do projecto do Decreto-Lei que integrava na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa o orfanato-escola de Santa Isabel; 1983, 22 Junho - publicação do Decreto-Lei 289/83 integrando o Orfanato de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que passa a ser usado como colónia de férias; 1986 - criação do Lar de São João de Deus e da Escola Profissional; 1989 - deliberação de Mesa substitui a antiga designação de orfanato pela de Aldeia de Santa Isabel; execução do busto do Padre Agostinho Motta, por António Duarte.
Aldeia criada e construída por intervenção projectual integrada. Trata-se de um conjunto que tenta recriar na chamada zona saloia de Sintra uma aldeia tipica da região, no estilo da chamada 'Casa Portuguesa', com a função de orfanato, traduzindo assim exemplarmente a mentalidade e a política seguida em Portugal nas décadas de 30 e 40 do séc. 20. Contudo, a aldeia, desempenhava também um papel social importante a favor da comunidade vizinha de Albarraque, fornecendo-lhe os serviços que não dispunha, como a escola primária, serviços médicos e barbeiro, além de fornecer, ainda, alimentos aos mais pobres. É por esta razão que, alguns dos edifícios no limite S. da aldeia, do lado de Albarraque, abrem para o exterior. Na aldeia foram criados edifícios com todo o tipo de serviços, apresentando maior riqueza decorativa os mais importantes, como os relativos à Administração, Secretaria, o Teatro e outros, que se dispunham ao longo da avenida principal. A igreja procura conciliar os elementos vernaculares com os revivalistas, nomeadamente na utilização da própria planta cruciforme, no portal em arco sobre colunas, atarracadas, e na janela mainelada da fachada principal, e de contrafortes e frestas nas laterais, nos arcos ao longo das paredes interiores e recorrência ao 'motivo serviliano' no transepto.
Estrutura de alvenaria rebocada e pintada; molduras dos vãos e outros elementos estruturais em cantaria calcária; registos de azulejos; caixilharias de madeira ou alumínios; vidros simples ou martelados e policromos na igreja; bronze e mármore na escultura do Padre Agostinho Motta cobertura e beirais de telha; pavimentos em calçada à portuguesa, terra batida ou alcatrão; muros em alvenaria rebocada e pintada ou grades de ferro.
Informação retirada da pagina web http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=23202
A cache só contêm o logbook, levem material de escrita.
|