Skip to content

[14] Quem sabe onde se esconde a Noiva - PT Maxial Traditional Cache

This cache has been archived.

GEOESTEGANG: Após esclarecimento com o Revisor (SUp3rFM) , relativamente a esta cache, arquivamos a mesma
fazendo nascer uma outra cache para ocupar o seu lugar.

muito obrigado
GEOESTEGANG

More
Hidden : 10/7/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   large (large)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

" QUEM SABE ONDE SE ESCONDE A NOIVA "


PowerTrail do Maxial

MAXIAL (Torres Vedras)

A cerca de 10 km, para norte, da sede do concelho, e a 55 de Lisboa, a freguesia de Maxial tem uma área de 28 km2. Passa na povoação o rio Alcabrichel e seus afluentes. É constituída pelos lugares de Eiras da Palma, Aldeia Grande, Sestearia, Póvoa, Valentina, Ermegeira, Loubagueira, Ereira, Vila Seca, Folgorosa e Casais de Santo António. Alguns vestígios arqueológicos parecem conceder a esta freguesia uma origem pré-histórica. O castro do Cabeço do Jardo é a prova evidente do que se acaba de afirmar. Aí terão vivido as primeiras populações da freguesia. Os castros eram povoações fortificadas, situadas no alto dos montes e rodeadas por várias linhas de muralhas defensivas. Dentro, vivia em pequenas casas de pedra, cobertas por ramos de árvore, uma população pobre, que se dedicava apenas à agricultura e à domesticação de animais. O mesmo se dirá da gruta artificial da Ermegeira, também em Maxial. Com a chegada dos romanos, no séc. III a.C., esses povos foram obrigados a abandonar os seus castros, no sopé das montanhas, e a descer para os vales aluviais, mais férteis e produtivos. A herança deixada pelos romanos na região de Torres Vedras, como no resto do País, foi significativa. A romanização fez-se sentir primeiramente na instalação de novos povoamentos, mas também na técnica de construção das habitações, na abertura de estradas e de pontes, e, a nível do sistema económico e financeiro, a alteração profunda do regime fiscal e a introdução de novas técnicas agrícolas. Em Santa Susana de Maxial, os principais vestígios da presença romana estão concentrados em S. Martinho, junto de Aldeia Grande. Ali apareceram há alguns anos objetos diversos e moedas daquele tempo, dos Imperadores Tibério e Nero. Tudo isso se encontra, hoje, no Museu Municipal de Torres Vedras.

Área Geografica: 28 Km2

População: 2 951

Atividades económicas:

Agricultura, indústria, construção civil, comércio e serviços

Património:

Igreja matriz, capelas de S. Mateus, de Nossa Senhora de Fátima, de Santa Luzia e de Aldeia Grande, moinhos e azenhas

Artesanato:

Cestaria em vime, pintura em barro, sapateiro e ferreiro

Como chegar a este PowerTrail do Maxial:

Vindos pela A8, de norte ou de sul, sair no nó do Ramalhal /Amial, saída 9 , depois seguir em direção ao Ramalhal, pela estrada Nacional 8, e continuar para norte pela N8 até chegar junto da entrada da Quinta da Bogalheira nas Coordenadas N 39° 09.837 W 009° 12.615 , aqui inicia-se um estradão em terra batida, segue pela direita, e vais até a linha férrea do Oeste, ai toma muita atenção, (para, escuta e olha) antes de passar linha, já do outro lado da linha acabas de entrar na freguesia do Maxial e de chegar ao inicio da aventura deste PowerTrail do Maxial… estás junto da cache [01] Boa sorte!!!...

Como fazer este PowerTrail do Maxial:

Objetivo: Proporcionar divertidos momentos de Geocaching e de contacto direto com a natureza.

Tipo de percurso: Este Power Trail é constituído por 23 caches + 2 de bónus – mistério finais. É um percurso realizado principalmente em estradas florestais , de terra batida com 8,5 Km onde a beleza da natureza e dos sons envolventes é uma constante.

Como fazer: É possível fazer este PowerTrail de todas as formas, é uma questão de escolha, pode-se fazer de carro , mota , bicicleta ou a pé.

Aconselhamos a fazer o PT pelo numero sequencial das caches [ 01] à [23] + Bónus finais. Vem preparado para algumas dificuldades, não propriamente no terreno, mas nas caches a encontrar...

Indicações Ecológicas: Respeite a natureza, NÃO DEIXE LIXO! E se possível recolha algum que possa encontrar pelo caminho.

Bem vindos à Floresta da “Maria do Vento” a NOIVA que fugiu ao soldado Francês.

Reza a lenda que há 200 anos atrás durante o tempo das invasões Francesas na Aldeia do Maxial vivia uma bonita rapariga chamada… “ Maria do vento” segundo se consta era a moça mais bela e bonita do povoado nesse tempo…diz-se também que tinha uma linda voz, cantava e encantava, até que um dia acabou por encantar um soldado francês e assim ficou sua noiva, mas contra sua vontade, iria ser obrigada a casar por vontade de seu pai, a sua tristeza era tanta que na noite de véspera ao seu casamento , ela fugiu para esta floresta, e ai se escondeu de tal forma que foi procurada por muitos familiares , populares e amigos dias e dias a fio… mas nunca mais foi avistada nem encontrada por ninguém. . . Ainda hoje, passados 200 anos se diz que nas noites mais ventosas a “ Maria do vento” a “Noiva” … veste o seu vestido branco e canta por esta floresta canções ao vento… O GeoesteGang, faz-te o convite e o desafio de vires em mais esta aventura de Geocaching com os teus amigos tentar encontrar a “Maria do vento” também conhecida pela “Noiva ”

A Cache:

A Cache inicial contem:
Logbook , stashnote , Lapis, caneta, alguns brindes para troca .

Não se esqueça da Máquina fotográfica para registar os melhores momentos. Boa disposição e tempo para usufruir das caches a encontrar.

Owner: GEOESTEGANG

As caches para nós são grandes “Tesouros”…!!! Sendo assim não vais encontrar caches à vista!!! (não concordamos com a politica de caches atiradas para a borda da estrada..) mesmo se tratando de um PT… Por isso vem preparado para algumas dificuldades, não propriamente no terreno, mas nas caches a encontrar...


AVISO: Não aceitamos (Nicks names) que não sejam os originais dos respetivos Geocacher's!!!

Ao assinar os Logbook's fisicos nas caches apenas o façam com o vosso verdadeiro (Nick name) pois de outra forma os Log's não serão autorizados!


POR FAVOR NÃO DESTRUAM!

Depois de encontrada e logada, deixem tudo como estava, ou melhor se possível, lembrem-se que a sua existência depende disso!
Obrigado!
Bem vindos ao PowerTrail do Maxial (Torres Vedras)
Boas Cachadas e Divirtam-se !







Flag Counter

Additional Hints (Decrypt)

NGRAÇÃB: Qrageb qrfgn pnpur graf qr qrfpboeve nf Pbbeqranqnf qn pnpur OÓAHF , TP3KNDU , (N ABVIN) gragn rapbagen-ynf r obn fbegr.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)