A cache
Uma vez, em 1923, perguntaram a George Mallory e depois de duas expedições falhadas:
- porque é que quer ir escalar o Everest?
A resposta foi seca e pronta:
- porque está lá.
E, com as devidas proporções, as montanhas do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG) estão lá para serem admiradas e os seus topos atingidos. Os seus trilhos, alguns com ancestrais mariolas, estão lá para serem percorridos. Os efeitos das estações do ano, estão lá para serem sentidos e partilhados por todos. Algumas das zonas são mais recônditas, mais afastadas, mais selvagens e mais inacessíveis. Mas estão lá. Estão lá à espera de quem se regenera com a presença nas montanhas, com a vivência do nascer do dia, com a descoberta da fauna e da flora presente nestas zonas. Estão lá para quem gosta de percorrer as suas encostas e partilhar essa experiência, sozinho ou em grupo. Estão lá. E é isso que me chama. A mim e a muitos outros como eu.
Estão lá as montanhas a chamar e, em termos de geocaching, alguns desafios a superar. Estão lá.
Esta cache é um desafio (uma cache challenge), para aqueles que "ouvem" o chamamento, e para quem quer prosseguir os estudos no PNPG. Assim, quem quer reclamar esta cache como encontrada tem que encontrar outras antes de esta. Esta pode ser encontrada antes de ter todos os requisitos mas o registo, neste caso, é efectuado com uma nota. Quando os requisitos forem cumpridos basta referir no registo, que as caches da lista foram encontradas. E fazer o registo de encontrada na data em que todas as caches foram encontradas. Obviamente que quem as colocou não precisa de as encontrar. Obrigado a todos os que colocam caches no PNPG e em particular aos proprietários das caches incluídas nesta lista.
Por favor inclua no registo de como encontrou esta cache a lista de caches encontradas e a data em que encontrou cada cache. Obrigado.
A lista de requisitos, ou seja, a lista das 20 caches (obrigatórias) que terão de ser encontradas são:
Por razões de formalismo as caches challenge não podem ser dependentes de outras caches challenge. Assim, embora não possam ser incluídas na lista, as duas caches seguintes são meramente aconselhadas a ser encontradas. Os seus desafios estão perfeitamente enquadrados para se realizarem primeiro e será como acabar os estudos com a distinção "Summa Cum Laude".
Algumas das caches não estão propriamente no PNPG mas sim no vizinho Parque Natural do Xurés, mas a sua descoberta implica alguma passagem pelo PNPG ou por experiências semelhantes. A lista está ordenada alfabeticamente pelo código de cada cache.
Não estão previstas equivalências devido a experiência ou quilómetros de trilhos palmilhados. O que é mesmo necessário é encontrar as caches da lista. Se alguma for arquivada, na altura será encontrada uma solução à medida.
A cache não está nas coordenadas publicadas e as coordenadas onde a cache está escondida podem ser obtidas através de uma simples pesquisa e posterior cálculo.
Seja J o número da ordem das caches encontradas em que eu encontrei a PNPG's MasterDegree.
As coordenadas da cache são:
N 41° 49.(663+J/10) e W 008° 01.804
Agora vão e tenham boas aventuras porque as montanhas, e a cache, estão lá.
Um grande agradecimento ao //link\\, Fernando Rei e Valente Cruz pela ajuda, apoio e companheirismo na colocação da cache.
|