Fonte do Sardão
Integrada no Pinhal de Leiria, constitui mais uma bela fonte, para se poder apreciar num dia de passeio ou mesmo de “cashadas”.
Sendo esta zona muito rica hidrograficamente, é um pouco comum encontrar fontes e poços para exploração de água.
Esta fonte, outrora servia para os habitantes locais virem abastecer-se com água, uma vez que a água era límpida, fresca e aparentemente potável. No entanto, nos últimos anos, as fontes que se encontram nesta zona, têm sido alvo de inúmeras analises á qualidade da mesma (água).
Actualmente, não existe qualquer analise à qualidade da água que defina esta água como potável, no entanto, a cerca de 8 ou 9 anos atrás, eram efectuadas anualmente analises que aprovavam ou não se tal água era passível de ser ingerida.
Existiram anos em que se provou que a água era potável. Existiram anos que se provou que a água era impotável. Assim sendo, existem actualmente habitantes que ingerem esta água uma vez que sempre o fizeram e consideram que não existe qualquer tipo de problema, por outro lado, existem habitantes que a deixaram de consumir.
Muitos defendem que a qualidade da água é transitória, dependendo da época do ano, uma vez que em períodos chuvosos, é vulgar a água esteja um pouco turva ou com um cheiro mais forte.
Apreciem a beleza deste local e aproveitem para refrescar-se se assim o entenderem. Eu faço-o sempre que lá vou.
ACESSO
O Acesso até á cashe pode ser feito de carro. Apesar de não parecer o caminho não é mau de todo.
Pede-se, no entanto, cuidado pois pode ser atribulado caso se efectue em velocidade moderada.
Caso tenha chovido recentemente, aconselho a deixar o carro no TRAILHEAD pois caminho pode conter algumas poças de água.
A CASHE
A cashe está num container pouco "habitual".
Peço, POR FAVOR, imenso cuidado a manuseá-lo pois se for retirado com demasiada força certamente ira quebrar.
Atenção quando encontrarem o container pois lá encontrar-se-ão 2 papeis, sendo que um deles vos poderá dar geito! :)