FERREIRA DO ZÊZERE – UM POUCO DE HISTÓRIA…
Ferreira do Zêzere é um dos concelhos que se situa mais a Norte no distrito de Santarém. Banhado pelo Rio Zêzere numa grande percentagem da sua “fronteira” (aproximadamente 24 Kms), o concelho é limitado a Sudeste pelo concelho de Abrantes, a Sul por Tomar e a Oeste por Ourém (do distrito de Santarém), a Noroeste por Alvaiázere e a Norte por Figueiró dos Vinhos (distrito de Leiria), a Nordeste pela Sertã e a Este pelo concelho de Vila de Rei (distrito de Castelo Branco). No total, abrange uma área de 184,92 km2 e é constituído por 9 freguesias.
O ano de 1159 marca a primeira data de referência à região e local do actual concelho de Ferreira (do Rio Zêzere). Vinte anos decorridos sobre a fundação da nacionalidade, o primeiro Rei de Portugal fazia doação desta zona à secular Ordem dos Templários. Em 1222 Pedro Ferreiro e sua mulher Maria Vasques deram carta de foral aos povoadores da sua herdade. Em 1362, D. Nuno Rodrigues, Mestre da Ordem de Cristo, coloca a primeira pedra para a construção dos paços na actual vila de Ferreira, que a esta categoria passara por ordem de D. João III (em 1531).
Berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no estrangeiro, tais como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião, foi também aqui que Alfredo Keil, autor de "A Portuguesa", o hino nacional, passou largas temporadas e foi nestas paragens que escreveu a ópera Serrana, a orquestração de “A Portuguesa” e onde igualmente se inspirou para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa.
Hoje em dia Ferreira do Zêzere é um local extremamente agradável para se estar ou simplesmente para se visitar. Com boas acessibilidades e diversos locais de interesse em vários pontos do concelho, Ferreira do Zêzere é um dos bons destinos turísticos de Portugal.
Visite-nos! Certamente será bem recebido!
VEJA O VÍDEO DO PT DE FERREIRA DO ZÊZERE
O PERCURSO DO POWER TRAIL DE FERREIRA DO ZÊZERE
Este Power Trail tem como principal objectivo dar a conhecer uma das regiões mais bonitas de Portugal: a região de Ferreira do Zêzere. Ao longo de aproximadamente 17 Kms, os geocachers terão a oportunidade de descobrir 40 caches (39 caches tradicionais + 1 Bónus cache), ao mesmo tempo que poderão ver um conjunto de paisagens extremamente bonitas e que merecem ser apreciadas.
Dependendo da altura do dia e do ano em que fizerem este PT, uma vez que a fauna aqui é rica, poderão ter a sorte de ver alguns dos animais que existem nesta região. Águias, javalis, raposas, esquilos, coelhos bravos, cobras, lagartos, etc., são alguns dos animais que poderão ter a sorte de ver. Os animais que poderão ver são inofensivos (pelo menos não existem relatos em contrário), mas é da nossa responsabilidade não perturbar o seu bem-estar no seu habitat natural.
Praticamente todas as caches estão bastante acessíveis à grande maioria dos praticantes de Geocaching, sendo a principal dificuldade a distância a percorrer, num terreno bastante desnivelado. A parte mais complicada do percurso será a passagem da #21 para a #22 e daí para o acesso à #23, em que a inclinação do terreno se torna realmente acentuada.
Uma chamada de atenção para a cache n.º 22 onde, para além do terreno inclinado já referido atrás, o acesso se poderá tornar escorregadio quando o piso tiver molhado. Atenção também para a cache n.º 1, onde precisarão de usar uma lanterna para chegar à mesma (em qualquer que seja a altura do ano) e onde encontrarão água no acesso à mesma (não mais de 20 cm de altura) durante o tempo de Inverno.
Ainda que haja uma boa parte do percurso acessível a viaturas TT (não é mesmo aconselhável a utilização de viaturas sem tracção às 4 rodas!) o ideal é fazer-se o percurso a pé (levarão aproximadamente 4h00 – 5h00, dependendo também da condição física e das condições meteorológicas) ou de BTT (embora haja partes em que não conseguirão andar montados na bicicleta…).
Tratando-se de um Power Trail que tem como principal objectivo poderem disfrutar ao máximo da caminhada e das paisagens envolventes, a localização das caches (quase sempre ligeiramente afastadas dos estradões em terra-batida, por forma a assegurar a sua permanência no local), as dicas e as fotos spoiler colocadas em algumas das páginas das respectivas caches, tem como intenção fazer com que sejam fáceis de encontrar.
COMO CHEGAR À BÓNUS CACHE
Nos respectivos logbook’s de algumas caches (na contracapa dos mesmos) encontrarão números que corresponderão às letras que representam as coordenadas de acesso à Bónus Cache (por ex.: B = 7), assim como os números que formam o código para que consigam abrir o container da mesma!
COORDENADAS PARA CHEGAR À BÓNUS CACHE:
N A Bº C D . E F G’
W Hº I J . K L M’
CÓDIGO PARA ABRIR A BÓNUS CACHE:
X Y Z
A foto acima, apesar de ter sido tirada ao longo do percurso, poderá não corresponder exactamente à localização desta cache
CONSELHOS E NORMAS A TER EM CONTA:
• Use calçado e vestuário apropriado à prática do pedestrianismo (é o melhor exemplo para este tipo de percurso).
• Preste especial atenção à sua alimentação e hidratação. Beba água antes de ter sede! Não existe qualquer ponto de água potável ao longo do percurso. Leve bastante água consigo!
• Evite fazer ruídos e barulhos desnecessários.
• Não abandone o lixo. Leve-o até ao respectivo local de recolha. Pratique CITO!
• Deixe a natureza intacta. Não recolha plantas, animais ou rochas.
• NÃO FAÇA FOGO! A Floresta agradece e todos nós ganhamos com isso.
• Evite fazer este Power Trail sozinho. Embora o terreno seja, quase na totalidade, bastante acessível, uma boa parte do percurso é feito por zonas muito pouco frequentadas onde não existirá ninguém para o ajudar, caso precisasse.
• Fotografe! Vai gostar de recordar! ;-)
CONTACTOS:
- Owner: 918 509 727
- Nº de Emergência Internacional: 112
- Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere: 249 361 170
- Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere: 249 360 090
- GNR de Ferreira do Zêzere: 249 360 100