Skip to content

GeoAdventure Aveiro: Vale de Cambra Traditional Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 6/15/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Photobucket

Photobucket

"A Suíça Portuguesa"

"A Terra é verde e o céu é azul; é tudo verde e azul com raras pintas brancas do casario, que mais do que moradias de homens parecem janelas da própia paisagem." "Nas noites de luar, quando o grande balão de oiro surge na lomba das montanhas, o vale enche-se de magia, dum sortilégio que paira desde os píncaros longínquos às águas sussurrantes do Caima. De manhã é o milagre todos os dias há um milagre de luz sobre a terra quando o sol nasce em Vale de Cambra."

Ferreira de Castro

A cidade de Vale de Cambra é a sede de um concelho em que se faz a transição entre a Beira Litoral e a Beira Interior embora tenha muitas características Minhotas; pertence ao distrito de Aveiro. Faz fronteira com os concelhos de Arouca, Oliveira de Frades, Oliveira de Azeméis, São Pedro do Sul e Sever do Vouga. O concelho é composto por nove freguesias: Arões, Cepelos, Codal, Junqueira, Macieira de Cambra, Rôge, São Pedro de Castelões, Vila Chã e Vila Cova do Perrinho. É visível a riqueza agrícola e florestal deste concelho, numa região fascinante de verdura que um desenvolvimento industrial integrado tornou uma pujante potência industrial, com destaque para os sectores da metalomecânica, embalagens e lacticínios. Do alto das montanhas paisagens de sonho. Ao longe, em horizontes de prata, o mar e a Ria espelham-se. Do outro lado, numa sucessão de ondulados os contrastes sempre presentes numa infinidade de verdes. O Rio Caima e uma miríade de outros cursos de água descem as montanhas dando vida aos campos. O belo e típico das pequenas povoações (com o particular destaque da Lomba em Arões com as suas casas com telhados em xisto) trazem-nos o rústico e a simpatia acolhedora das suas gentes que, num labor de gerações, criaram os socalcos característicos que vão subindo até quase atingir o azul infinito do céu. Dos muitos miradouros podemos contemplar uma paisagem quase irreal. Os mais recônditos e idílicos recantos, desde a Barragem Eng. Duarte Pacheco aos açudes de Arões e mais recentemente a praia fluvial de Burgães em Castelões convidam à tranquilidade, à fruição da natureza.

Breve História

Vários monumentos atestam a presença de povos desde os primórdios da Humanidade. As terras de Cambra surgem mencionadas, no ano de 922, numa doação feita pelo Rei Ordonho II de Leão e Castela ao bispo D. Comado e ao Mosteiro de Crestuma. Na altura da fundação da Monarquia Portuguesa, Macieira de Cambra pertencia ao bispado de Mérida, sendo mais tarde incluída no património dos bispos de Coimbra. No sec. XIV passou a fazer parte das Terras de Santa Maria por doação a Fernão Pereira, pai do primeiro Conde da Feira. Em 1514, D. Manuel 1, concede foral a Macieira de Cambra, sede do concelho. Aquando da extinção da familia dos Pereiras passaram estas terras para a casa do Infantado. Em 1926, foi extinto o concelho de Macieira de Cambra, transferindo-se a sede para o lugar da Gandra, na freguesia de Vila Chã passando o concelho e a povoação a chamar-se Vale de Cambra. A antiga casa da câmara (conhecida como Ar Alto e actual museu municipal) e o velho pelourinho quinhentista de Macieira de Cambra recordam esses tempos. Vale de Cambra nunca parou de crescer e em 20 de Maio de 1993, esta vila foi elevada à categoria de cidade ao mesmo tempo que Macieira de Cambra e Castelões eram elevadas a vilas, esta última passou-se a chamar São Pedro de Castelões em homenagem ao seu Santo padroeiro.

Photobucket

Photobucket

Regras do jogo:

- Ao encontar cada uma das caches parciais terá que registar o respectivo log, como habitual, na página da respectiva cache. Se assim o quiser, pode também registar aqui nesta página uma nota relativa à descoberta.

- Poderá tirar uma fotografia do geocacher no local da cache encontrada, que poderá ser incluida nesta mesma página da cache final Lusitani, e que servirá como album das descobertas das caches parciais, ilustrando as descobertas já efectuadas.

- Em cada cache parcial irá encontrar uma pequena folha com um número. Juntando os números de todas as 19 caches parciais irá obter as coordenadas da cache final, da forma que se descreve a seguir.

NOTA IMPORTANTE

Só será aceite o registo (log) nesta cache final depois de ter feito o registo em todas as 19 caches parciais. Se assim o entender, pode registar aqui anotações referentes às descobertas que faz das parciais ou comentários sobre as aventuras que passou para conseguir chegar a esta final. Mas o registo de "Found" só depois de ter descoberto e registado todas as 19 parciais.

TRAVEL BUG e GEOCOIN

Porque esta cache terá provavelmente visitas muito despassadas, por favor NÃO DEIXE aqui quaisquer Travel Bugs ou Geocoins.

Photobucket

Additional Hints (Decrypt)

Phvqnqb pbz bf qrtenhf

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)