A Cache
Esta cache faz parte de um conjunto que nos leva da Mata da Albergaria ao miradouro da Pedra Bela, por uma bela estrada que permite admirar paisagens maravilhosas sobre a serra e a albufeira da Caniçada.
É um percurso que deve ser feito preferencialmente a pé, para melhor apreciar o passeio, mas que também pode ser feito de bicicleta, a cavalo, de carro, etc.
Esta cache, que é a última desse conjunto, tem um duplo objetivo.
Por um lado, dar a conhecer um belo e escondido miradouro natural situado nas imediações da Casa da Pedra Bela, muito próximo do mais famoso miradouro do Gerês – precisamente o da Pedra Bela – mas totalmente desconhecido para a grande maioria dos visitantes desta zona.
Por outro lado, dar também a conhecer a Casa da Pedra Bela, pertencente ao Parque Nacional da Peneda Gerês / Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, e chamar a atenção para a verdadeira VERGONHA que é o facto de esta casa, como muitas outras espalhadas por este e outros parques naturais, estar completamente votada ao abandono pelas autoridades competentes.
Uma casa grande, num local de beleza impar e grandiosa paisagem, com uma excelente estrutura e bons acessos, está abandonada porquê???
Se não há dinheiro para a recuperar e rentabilizar (se estivesse disponível para arrendar, estaria, certamente, permanentemente ocupada…), então abram essa possibilidade à iniciativa privada.
Tudo menos a actual vergonha de deixar este património ao abandono!
Esperamos que tenham feito todo o percurso e que tenham gostado.
Mais detalhes da cache
A cache é um pequeno tupperware que está escondido entre as enormes pedras do miradouro.
Recomenda-se o maior cuidado no acesso ao esconderijo da cache, em especial com terreno molhado ou húmido, pois as pedras são muito escorregadias e a queda seria grande…
Divirtam-se, desfrutem e, se necessário, façam CITO.