Situada na região de Entre Douro e Minho, a 'Casa de Freitas' acolheu sucessivas gerações da famílias Freitas. Nos anos cinquenta foi inteiramente reconstruída, após um grande incêndio que só deixou de pé a fachada, mas o seu aspecto actual é praticamente idêntico.
Foram muitas as fotografias de família e amigos tiradas nesta casa ao longo do século XX e eu estava à espera de um momento oportuno para apresentá-la ao Leitor, desde que, logo no primeiro dia, abri com esta vista de imagens do livro Retrovisor, um Álbum de Famílias Freitas.
A Casa de Freitas terá sido mandada construir por António Pereira de Carvalho, nome a que correspondem supostamente as iniciais “APC” que encimam o portão do jardim. Sei que a propriedade foi comprada pelo bisavô a Joaquim Leite de Carvalho. Guilherme Pereira de Carvalho (1854-1927) - e Joaquim Leite de Carvalho eram naturais do Lugar de Freitas, na Freguesia de Telões, e ambos comerciantes estabelecidos no estado brasileiro da Baía. Talvez também os unisse algum laço de parentesco. Descobri recentemente esta fotografia de Joaquim Leite de Carvalho num álbum de famílias muito antigo que pertenceu António Guilherme Pereira de Carvalho:
Propriedade coube em herança a sua filha mais velha, Maria do Carmo (Mariêta), que por sua vez a deixou aos sobrinhos.
Hoje a Casa de Freitas pertence a um bisneto de Guilherme Pereira de Carvalho
|