Esta cache está localizada num dos caminhos que passa junto ao percurso PR5 - Rota dos Espigueiros, com início e final na freguesia de Várzea Cova em Fafe.
A Rota dos Espigueiros é um percurso pedonal de pequena rota e de âmbito temático – os espigueiros, cultural, ambiental e paisagístico. Desenvolve-se ao longo de 13 km por caminhos magníficos entre os lugares de Bastelo e Várzea Cova, da freguesia de Várzea Cova.
O percurso da Rota dos Espigueiros inicia-se junto à Igreja Paroquial de Várzea Cova. Serpenteia por algumas artérias da aldeia, de onde se podem ver magníficos exemplares de espigueiros, conhecidos também por canastros ou caniços. Os espigueiros servem para armazenar as espigas de milho, protegendo-as da humidade, das intempéries e dos roedores.
Passada a aldeia, sobe-se até Outeiro do Pensal, local com excelente visão para a aldeia de Várzea Cova e a Ribeira de Várzea. O musgo “pintado” nas pedras dos muros e outros tons esverdeados das folhas das árvores contrastam com o castanho dos troncos e emprestam à paisagem um quadro vivo e harmonioso.
Depois de se atravessar a EN 331, vira-se à esquerda e segue-se junto à margem da Ribeira de Bastelo até se encontrar a Capela de São Mamede, no lugar de Bastelo. Bastelo é o lugar mais rural do concelho de Fafe e onde se podem observar as mais belas construções da região.
Após a visita à aldeia, o percurso desce para Porto Covo. Percorre-se um caminho de terra, paralelo à Ribeira de Abrunheiros, junto a um magnífico bosque de carvalhos e outras espécies folhosas.
Percorrer a Rota dos Espigueiros (PR 5) é a melhor forma de promover e preservar o património construído – os espigueiros –, que faz parte da nossa identidade cultural, e de restituir a estas nobres e belas construções a dignidade e importância que outrora tiveram.
Poderão deixar o carro junto à igreja no ponto: N41º 30.503 W008º 04.170
Texto dos restauradores da Granja: http://www.restauradoresgranja.com
Ficha Técnica do Percurso:
|
Início/Fim:Largo da Igreja - Várzea da Cova
Âmbito: Ambiental, paisagístico e desportivo
Tipo de Percurso: De pequena Rota, circular, por caminhos tradicionais e rurais
Distância a Percorrer: 12 km
Duração do Percurso: Cerca de 4,5 horas
Nível de Dificuldade: Médio
Desníveis: Ascendentes moderados
Cota Mínima/Máxima Atingida: 477/700 m
Época Aconselhada: Todo o ano
|
DESCRIÇÃO DA CACHE
Um pequeno frasquinho.
P.F. RECOLOQUEM A CACHE NO MESMO LOCAL E DA MESMA FORMA COMO A ENCONTRARAM.
É NECESSÀRIO LEVAR ALGO PARA ESCREVER...
Façam o C.I.T.O enquanto se dirigem para o local, se possível.
Tirem fotos do percurso e das vistas da cache.
Obrigado pela vossa visita. Divirtam-se.