Forte de Santa Luzia
O Forte de Santa Luzia, no Alentejo, localiza-se na região de Elvas, em Portugal.
História
Delineado por Cosmander, famoso arquitecto da época, o Forte de Santa Luzia é um significativo exemplar da arquitectura do séc. XVII, foi concluído no ano de 1687. Forma um quadrado de 150m de lado e é constituído por uma série de baluartes, revelins, coroas e outras obras militares. Encontra-se cercado por uma estrada coberta e é protegido por três linhas de fossos, alguns abertos na rocha viva. Ao centro, no reduto principal, ergue-se a Casa do Governador, edifício quadrado com miradouro coberto, sob a qual se encontra a capela de Santa Luzia. Este forte é uma peça notável e sobrevivente de um conjunto mais vasto em que se incluem os fortins de S. Mamede, de S. Pedro, da Piedade e de S. Francisco e que tiveram a oportunidade de demonstrar a sua eficácia defensiva durante a famosa Batalha das Linhas de Elvas, em que resistiram com êxito, ao cerco que, de 22 de Outubro de 1658 a 14 de Janeiro de 1659, lhes foi imposto por um numeroso exército Castelhano comandado por D. Luís de Haro, saindo Portugal vitorioso.
O forte de Santa Luzia é uma peça notável e sobrevivente de um conjunto mais vasto em que se incluem os fortins de S. Mamede, de S. Pedro, da Piedade e de S. Francisco e que tiveram a oportunidade de demonstrar a sua eficácia defensiva durante a famosa batalha das «Linhas de Elvas», em que resistiram com êxito, ao cerco que, de 22 de Outubro de 1658 a 14 de Janeiro de 1659, lhes foi imposto por um numeroso exército sitiante comandado por D. Luís de Haro.
Ficou operacional em 1648, depois de algumas polémicas quanto ao seu traçado.
Foi desenhado em 1641 por Matias de Albuquerque e redefinido posteriormente por Sebastião Frias, ainda em 1641, em forma de estrela.
Em 1642, Hieronimo Rozzeti, genovês, traça um novo forte que gera polémica e que acaba por ter a discordância do engenheiro francês Lassart.
Características
O forte apresenta plantaquadrangular com baluartes pentagonais nos vértices, no estilo Vauban. As obras externas de defesa conferem-lhe o formato poligonal estrelado.
Museu Militar do Forte de Santa Luzia
Localizado no bonito Forte de Santa Luzia, em Elvas, o Museu Militar está instalado em seis núcleos no interior do Forte, mais concretamente nas antigas casamatas, abordando a importância militar da cidade ao longo dos tempos.
O Museu apresenta uma exposição permanente, maioritariamente destinada ao público juvenil, que alberga peças de artilharia e militares, armamento bem como outros equipamentos multimédia que melhor demonstram toda a história bélica e militar de Elvas e a sua importância.
Património inegável da cidade de Elvas, uma localidade militar por excelência, o Museu Militar do Forte de Santa Luzia tem ao dispor visitas guiadas tanto pelo interior como pelo exterior do museu. Oferece também uma Sala com capacidade para cerca de 25 pessoas e uma loja de artigos de artesanato local.
Nota
A Cache encontra-se no lado de fora do Forte.
A Cache
Recipientes do tipo Tupperware, comporta um livro de visitas, e alguns objectos para troca.
Fonte:
http://www.guiadacidade.pt/portugal/poi/20170/12/museu-militar-do-forte-de-santa-luzia