Gaio-Rosário é uma freguesia portuguesa do concelho da Moita, desde de Dezembro de 1984. É constituída como o próprio nome indica pelas localidades de Gaio e Rosário.
As principais atividades económicas são agricultura, atividades portuárias, estaleiro naval, comércio e fabrico de velas para barcos, indústria de bacalhau. Destaca-se ainda a apanha das famosas ostra do rio Tejo, e o transporte dos mais diversos produtos entre as duas margens ou ao longo do rio.
Da intensa atividade de outros tempos, a freguesia conserva atualmente, o estaleiro naval e a fábrica de velas para barcos. O Estaleiro dedica-se hoje em dia, à reconstrução de antigas e tradicionais embarcações do rio Tejo, que transforma em embarcações de recreio. Nestas embarcações tradicionais podem apreciar-se as típicas pinturas tradicionais, de um delicioso estilo “naif”. Os principais temas pintados são letras e números coloridos, flores, sereias, santas, touradas e paisagens. Estas pinturas, típicas na área da Moita, embelezam, agora também os barcos tradicionais de concelhos como Vila Franca de Xira, Alcochete ou Lisboa.
Locais a visitar: Igrejamatriz, moinho de vento, ruínas de fornos de cal e vestígios arqueológicos de um povoado pré-histórico do Neolítico Antigo, com uma cronologia de seis mil anos.
Outros locais de interesse turístico:Parque das Merendas, Parque das Canoas, Miradouro e praia fluvial. Para além deste património natural a freguesia do Gaio Rosário possui um valioso e muito interessante património ligado ao rio, como estruturas arquitectónicas e embarcações tradicionais. Interessante, em termos de património arquitectónico, são as casas de cores garridas que se podem apreciar na povoação do Gaio e a capela, no Rosário, mandada construir em 1532, por Cosme Bernardes de Macedo, fidalgo da Casa Real e proprietário da Quinta de Martim Afonso, devota a S. João Evangelista apresenta uma interessante porta manuelina.
Festas e Romarias:Padroeira - Nossa Senhora do Rosário (Agosto) e as largadas de toiros na praia.
Gastronomia:Caldeiradas à fragateiro.
Artesanato:Miniaturas de barcos do Tejo.
Fonte: www.jf-gaiorosario.pt
|