ECOVIA DO LITORAL
As Ecovias do Algarve são um conjunto de rotas cicláveis, naturalmente vocacionadas para a utilização preferencial de bicicleta. Inserem-se num esquema director definido para o Algarve, esquema esse que é constituído por 4 eixos principais: Ecovia do Litoral, Ecovia do Guadiana, Ecovia da Costa Vicentina e Ecovia do Interior.
A Ecovia do Litoral percorre todo o litoral do Algarve numa extensão de 214Km, desde o Cabo de S. Vicente (Vila do Bispo) – km zero – até Vila Real de S. António, atravessando 12 concelhos. O desenvolvimento do projecto resulta de uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade – Parque Natural da Ria Formosa.
As Ecovias do Algarve têm por objectivos:
- Dotar a região de uma infra-estrutura de qualidade;
- Colocar o Algarve no mapa das Vias Verdes Europeias;
- Criar uma infra-estrutura com a capacidade de incrementar de forma ambientalmente sustentável a fruição do território;
- Aumentar a qualidade e a intensidade de circulação não-motorizada entre núcleos urbanos.
- Aproveitar as mais-valias que esta infra-estrutura poderá trazer para o Algarve nomeadamente no que se refere a:
- Mobilidade;
- Melhoria da qualidade de vida;
- Reforço e diversificação das dinâmicas económica, social e cultural;
- Qualificação e diversificação da oferta turística;
- Projecção da imagem regional e dos seus concelhos;
SINALÉTICA
Para facilitar a compreensão dos percursos das Ecovias do Algarve e para providenciar informação complementar sobre os Concelhos e locais paisagísticos e patrimoniais, pelos quais decorre o percurso. Foi desenvolvida uma sinalética própria e exclusiva para o projecto.
Esta sinalética também decorre do facto de parte significativa da Ecovia se desenvolver sobre estradas e caminhos com tráfego misto. Procura-se assim, apelar ao harmonioso convívio dos diferentes meios de transporte no estrito respeito pelas regras do Código da Estrada.
Apela-se ao cumprimento dos limites de velocidade assinalados e a atenção redobrada dos condutores na aproximação aos entroncamentos e cruzamentos, bem como, nas manobras de mudança de direcção e de ultrapassagem que, farão toda a diferença para quem circula a pé, de bicicleta ou em cadeira de rodas, pois os que não andam de carro, serão sempre os mais vulneráveis.
Esta cache dá para fazer sem ser de bicicleta? claro que sim, mas não é a mesma coisa. Entrem nesta aventura e conciliem o geocaching à pratica desportiva e neste caso ao passeio de bicileta.
Esta cache pretende promover esta ciclovia e dar a conhece-la à comunidade Geocachiana, como tal aconselhamos a fazerem esta cache de bicicleta.
Espero que gostem e que possam desfrutar deste passeio de bicicleta juntamente com o Geocaching.
Bem vindo ao KM 196