Skip to content

1# - Regedor da Marinha - Joaquim Costa e Silva Multi-Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 5/5/2012
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Regedor da Marinha - Joaquim Costa e Silva

'Em Portugal, entre 1836 e 1976, o regedor era um funcionário público que representava a administração central junto de cada freguesia.

As reformas administrativas de Mouzinho da Silveira levaram à introdução da freguesia ou paróquia civil, como subdivisão administrativa do concelho, em 1832. Cada paróquia teria um órgão de administração local eleito (a junta de paróquia) e um magistrado administrativo representante da administração central (o comissário de paróquia).

O Código Administrativo de 1836 substituiu o comissário de paróquia pelo regedor, com competências semelhantes. As competências dos regedores foram-se modificando ao longo da sua existência, mas, genericamente, eram análogas às dos administradores de concelho, agindo subordinados a estes, à escala paroquial. Essencialmente, os regedores garantiam a boa aplicação das leis e dos regulamentos administrativos e exerciam a autoridade policial no território da freguesia.

O decreto de 20 de Julho de 1842 estabeleceu que o uniforme dos regedores seria uma casaca azul, com um ramo de carvalho de ouro bordado em cada uma das golas, colete de casimira branca, calças azuis, botas e chapéu redondo. A casaca e o colete teriam botões com as Armas Reais. O chapéu teria o laço nacional e uma presilha preta, na qual estaria gravado o nome da freguesia.

Uma das principais funções dos regedores era a de policiamento da freguesia. Para os auxiliarem nas suas funções policiais, os regedores tinham às suas ordens, funcionários designados 'cabos de polícia'. A importância dos cabos de polícia foi diminuindo, à medida que se foram alargando as áreas de intervenção da Polícia Civil (depois Polícia de Segurança Pública) nas áreas urbanas e, mais tarde, da Guarda Nacional Republicana nas áreas rurais.

A última regulamentação dos regedores, foi estabelecida pelos códigos administrativos de 1936 e de 1940. Os regedores deixaram de ter o estatuto de magistrado administrativo, passando a ser os representantes dos presidentes das câmaras municipais e nomeados por estes - salvo nos concelhos de Lisboa e Porto, onde seriam nomeados directamente pelos governadores civis. Incumbia aos regedores: cumprir e fazer cumprir as ordens, deliberações e posturas municipais e os regulamentos de polícia, levantar autos de transgressão sempre que necessário, auxiliar as autoridades policiais e judiciais sempre que necessário, agir de modo a garantir a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas, auxiliar as autoridades sanitárias, garantir os regulamentos funerários, mobilizar a população em caso de incêndio e cumprir outras ordens ou instruções emanadas do presidente da câmara municipal.

A figura do regedor de freguesia foi extinta na sequência da introdução da Constituição da República Portuguesa de 1976.'

Fonte: (visit link)

Na Marinha das Ondas a pessoa do Regedor era exercida pelo Joaquim da Marinha (Joaquim Costa e Silva) nomeado em 2 de Maio de 1841, pessoa temida por muitos habitantes foi autor de muitos crimes e acusado de muitos outros. Era uma figura muito temida na nossa freguesia e reza a lenda que todos os assassínios que cometeu os seus corpos eram enterrados num serventia, de 4 de largura por 8 de comprimento, existente na sua casa, onde nenhum dos seus criados tinhas ordens de ir e se fosse apanhado naquela zona era de imediato castigado e despedido. Ficou conhecido ainda pelo 'Fidalgo do penico de prata', em virtude de, em 3 Maio de 1852 iria haver uma visita do Rei D. Fernando e a Rainha D. Maria II à Figueira da Foz, requereu ao Duque de Saldanha que El Rei jantasse em sua casa e ai pernoita-se. Fez uma despesa avultada para receber os Reis em sua casa e mandou fazer uma farda nova e um bacio de prata para o quarto onde iria ficar a Rainha. Foram enviadas enumeras cartas anonimas a pedir que El Rei não parasse na Marinha das Ondas na casa de Joaquim da Marinha, muitas destas cartas vindas das freguesias de Lavos e Paião. Uma vez recebidas estas informações o Duque de Saldanha que acompanha a comitiva decidiu cancelar a visita à Marinha das Ondas. Joaquim da Marinha como não pode fazer uso da sua farda o mesmo exibiu a sua farda no procissão realizada em Lavos no dia 1 de Agosto. Teve dois filhos formados em Direito Augusto e Joaquim. Augusto foi Notário no Porto e Joaquim foi Secretário-geral do distrito de Viseu. Joquim da Marinha fora assacinado em 19 de Setembro de 1854 com dois tiros nos pinhais da Outeiro.

A cache não se encontra nas coordenadas indicadas


Cache

Trata-se de um container de dimensões compreendidas entre um micro e um small, que não permite o alojamento nem a estadia de trackables.

Inicialmente contém: Stashnote, logbook sem material de escrita.


A cache não se encontra nas coordenadas indicadas

Descobre onde esta:

N 40º0B.FCA

W 008º E .BDG

This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

A- Comprimento da serventia O - Dhnagbf svyubf grir Wbndhvz C- Quanto azulejos tem a toponímica Q - Ynethen qn freiragvn E - (Ano da Visita do Rei) - (Ano da nomeação como regedor) + 37 S - Qvn rz dhr sbv abzrnqb ertrqbe G - Dia da visita do Rei U - Pbz dhnagbf gvebf zbeerh Wbndhvz inv ngé ryn...cbvf rfgn nb aíiry qbf byubf

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)