Skip to content

#17 Ecovia Tâmega - Musgo Traditional Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 2/8/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





A Linha do Tâmega: a sua história

A linha do Tâmega foi uma ferrovia de via ou bitola estreita (1000mm) no norte de Portugal. Ligava a estação da Livração (linha do Douro) á estação do Arco de Baulhe, numa extensão total de 51,733km. Existiu o projecto que previa uma interligação em Cavez (Arco de baulhe) com a Linha do Corgo que por sua vez se interligaria com a linha que a ligaria a Fafe e posteriormente a Guimarães. Ambos os projectos abandonados. Embora se tenha ja ouvido intenções de fazer essa ligação agora a favor da ecovia: de ligar Amarante a Guimarães por ecovia, falta ligação Arco de Baulhe / Fafe.

Existem no seu percurso 8 pontes: Ovaia, São Lázaro, Santa Natália, ribeira de Fiães, Vitureiras, rio da Vila, Caniço, Carvalhas e Matama.

A linha tem 1 único túnel: o de Gatão, com o comprimento de 150 m.

Possui 19 Estações no seu percurso: Livração / Santo Isidoro / Valbom / Vila Caiz / Passinhos / Fregim-A / Fregim / Amarante / Gatão / Chapa / Codeçoso / Lourido / Celorico de Basto / Britêlo / Mondim de Basto / Padredo / Canêdo / Vila Nune / Arco de Baulhe.

O comboio demorou em chegar ao Arco de Baulhe 40 anos. Esta foi a cronologia e os kilometros dessa odisseia:

Livração – Amarante 012,770 km 21 de Março de 1909
Amarante - Chapa 008,430 km 22 de Novembro de 1926
Chapa - Celorico de Basto 013,370 km 20 de Março de 1932
Celorico de Basto -Arco de Baulhe 017,160 km 15 de Janeiro de1949

O troço Amarante / Arco de Baulhe foi encerrado definitivamente a 1 de Janeiro de 1990 por alegada "diminuta utilização" e o troço Amarante / Livração mantem o edital nas suas portas (fechadas definitivamente em 2008) para "obras de melhoramento". Contas feitas esteve quase tanto tempo para ser construida (40 anos) como para ser usada (41 anos).

FONTE parcial: Wikipedia


A Linha do Tâmega: a sua transformação em Ecovia

A data desta cache (Fevereiro/2012) o percurso entre a estação da Livração e Amarante está totalmente circulavel. O terreno é em terra batida, apresenta alguns pontos com lama, mas é perfeitamente circulável. Não há previsão para que esteja tão cedo transformada em ecovia. Houveram obras no pavimento para colocação da fibra óptica, mas inquirimos algumas pessoas e o destino da linha é desconhecido.

Quando e se ficar pronta, prevê-se que venha a ligar Amarante ao Arco de Baúlhe pela antiga linha ferroviária, apelidada de linha do Tâmega, com uma extensão total estimada de aproximadamente 51,730km: esse será o nosso desejo. Ao colocar estes powertrails fornecer o desejo e o motivo para virem conhecer estes trajectos lindissimos onde se insere a Linha do Tâmega e quiças, motivar quem de direito a tansforma-la rapidamente em Ecovia na sua totalidade e extensão.

Neste momento o unico troço da ecovia em funcionamento é o de Amarante/Chapa aberto ao público em 2010 mas apenas inaugurado a 30 de Abril de 2011, numa extensão de 9,418mts.

Entre Lourido e Celorico de Basto existe um troço ja circulavel mas em tout-venant (terra batida). Não existe ligação circulavel entre Chapa e Lourido. Segundo conseguimos apurar, estão á espera da construção da barragem de Fridão para verificar as cotas de subida de água, mas tambem sabemos que vão servir como zona de apoio á obra.

Entre Mondim de Basto (estação) e Arco de Baúlhe existe outro troço já circulavel mas em tout-venant (terra batida) e com colocação de lancis e testes de pavimento.

Resta-nos aguardar.

A Cache:
Os habituais items, logbook e stashnote. Levem com que escrever. A grande maioria das caches está num raio de 3 a 4 mts do eixo da ecovia. Sejam cautelosos na sua procura e por favor, tentem deixar escondida o melhor possivel para que possa durar. Algumas delas estão ocultas sob elementos naturais do local: deixem como a encontraram. Sempre que possivel façam C.I.T.O. (cache in trash out), que é como quem diz "façam a cache, recolham lixo", e claro sejam felizes. Obrigado pela visita.

Nota final:
Como o próprio nome indica esta Power Trail é uma ECOVIA. Algumas caches podem fazer-se estacionando por perto, mas algumas delas vão requerer trabalho de casa relativamente a waypoints. Não se esqueçam: a melhor forma de lá chegar é caminhando de bikla
de patins ou correndo ou de qualquer outra forma não motorizada. Para quem não gosta de PWT, tem bom remédio lolol.
Quem necessitar de um ficheiro .gpx desta parte da ecovia é só pedir. Não tem as caches, evidentemente



"ESTA CACHE DEU-NOS GOZO, MAS TAMBÉM ALGUM TRABALHO A CRIAR.
AO LOGAR BRINDEM-NOS COM ALGO MAIS QUE UM SIMPLES: TFTC.
OBRIGADO!"

 


One of many by:

ENJOY IT!



free counters

Additional Hints (Decrypt)

CG: qvfsneçnqn an anghermn RA: qvfthvfrq va angher

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)