ENTRONCAMENTO DIGITAL
A CACHE NÃO SE ENCONTRA NESTAS COORDEANDAS!!
O sistema digital tem um carácter essencialmente descontínuo, utilizando tecnologias electrónicas para gerir, arquivar e processar informação num sistema binário. Em vez de reflectir valores que variam continuamente, a informação digital é baseada em dois estados distintos, expressa por um conjunto de dígitos (positivo e não-positivo - 0 e 1). Cada um destes elementos chama-se um bit (contracção de binary digit) e às sequências de conjuntos que um computador trata individualmente (normalmente de oito bits), um byte.
Um USB, do inglês Universal Serial Bus, é uma tecnologia que tornou mais fácil a tarefa de conectar aparelhos e dispositivos periféricos ao computador (como teclados, mouse, modems, câmeras digitais) sem a necessidade de desligar/reiniciar o computador (“Plug and Play”) e com um formato diferenciado, universal, dispensando o uso de um tipo de conector específico para cada dispositivo.
USB flash drive ou Memória USB Flash Drive, comumente conhecido como pen drive, disco removível ou chaveiro de memória, é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo aparência semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB. As capacidades atuais de armazenamento são variadas, existindo pen drives com capacidade de até 256GB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada, sendo a mais comum a USB 2.0 e a mais recente a USB 3.0.
O Sistema Binário
O sistema binário ou base 2, é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois numeros, com o que se dispõe das cifras: zero e um (0 e 1).
Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado). Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits é chamado de nibble.
O sistema binário é base para a Álgebra booleana (de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado). Toda eletrônica digital e computação está baseada nesse sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos eletrônicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc) sob esse formato.
Dado um número N, binário, para expressá-lo em decimal, deve-se escrever cada número que o compõe (bit), multiplicado pela base do sistema (base = 2), elevado à posição que ocupa. Uma posição à esquerda da vírgula representa uma potência positiva e à direita uma potência negativa. A soma de cada multiplicação de cada dígito binário pelo valor das potências resulta no número real representado. Exemplo:
1011(binário)
1 × 23 + 0 × 22 + 1 × 21 + 1 × 20 = 11
Portanto, 1011 é 11 em decimal
A CACHE
Para encontrar esta cache é necessário resolver o seguinte enigma:
N 100111 º 11011 . 101000001
W 1000 º 11011 . 1010101101
Pode verificar a solução deste puzzle no Geochecker.com.
O local é não nada de especial, mas o conteiner é uma delícia...
Espero que gostem e não se esqueçam de levar caneta e deixar tudo como estava!!