A origem do Parque do Engenho remonta ao século XVIII quando em 1724 se ergueu um engenho de serrar construído em madeira e movido a vento. Este engenho causou a admiração de muita gente pela qualidade do seu trabalho. Infelizmente foi destruído em 1774 num incêndio.
No local onde hoje se encontra o parque, foram construídos um muro para proteger o engenho, a mando do Marquês de Pombal, vários edifícios onde funcionaram as administrações dos serviços florestais, serrações, cavalariças, viveiros, um campo experimental de estudos botânicos, grémio florestal, uma capela, etc.
É um espaço cheio de arvoredo e de jardins que durante muitos anos acolheu muitos festejos populares.
Depois de ter sido utilizado durante séculos para actividades de administração do pinhal, surge agora a possibilidade de receber o Museu da Floresta.
A Cache
A cache está colocada fora do recinto do parque, num local onde a afluência de pessoas é normal, pelo que deverá existir discrição na sua procura. Devido à presença de árvores, o sinal de GPS pode não ser o melhor. Para manter a surpresa para os próximos visitantes, a cache deve ser recolocada exactamente no mesmo local e da mesma forma. Não publique fotos do container e quando fizer o log, se se referir à cache, faça-o de forma cuidada para não a desmascarar.
POR FAVOR NÃO COLEM AUTOCOLANTES NO LOGBOOK! Para abrir a cache basta desenroscar e após o log, certifique-se que o contentor fica bem fechado, para evitar entrada de humidade.
É necessário levar material para escrita.