Minas de Faruca Letterbox Hybrid
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (regular)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
ATENÇÃO: Cache bastante perigosa! Não a faça sem uma lanterna FORTE! Não a faça com crianças!
Tenha muito cuidado por favor:
WARNING:: Very dangerous cache! Dont do it without a powerful flashlight! Not recommended for children! Please be careful.
Em tempos Vila Cova e Mascoselo, foram uma aldeia movimentada. Talvez mais que uma simples aldeia... É que aqui, nestes traiçoeiros túneis trabalhavam perto de um milhar de pessoas. "Vila Cova chegou a ser um dos mais importantes complexos mineiros de Trás-os-Montes e do país. A exploração de ferro chegou a ocupar perto de um milhar de trabalhadores. Teve um hospital, uma cantina e várias pensões. Com o arrefecimento do mercado mundial do ferro, as minas, em finais dos anos setenta, fecharam as portas. Virada esta página, a freguesia viu diminuída a sua população. Presentemente, possui, apenas, cerca de três centenas de habitantes. Pela sua localização geográfica e pelas paisagens que possui, é conhecida como “a Suíça do concelho”. A freguesia de Vila Cova já pertenceu ao concelho de Ermelo (Mondim de Basto) e, como este se extinguiu, em 1853, passou a fazer parte do concelho de Vila Real. As minas do Faruca, Lameiro do Bicheiro e Vale do Cieiro foram as mais importantes do complexo que ali existiu. " Existe também um Percurso Pedestre que passa por estas minas. Percurso do Mineiro: "O Circuito do Mineiro, um percurso de dificuldade média/alta, com duração de 4 horas, num total de 12 Km, entre Vila Cova, Mascoselo e regresso a Vila Cova. As minas, as cristas de quartzito e o relevo são alguns dos pontos de interesse a salientar, no início do percurso, aos quais se junta uma vasta extensão de vegetação que assume contornos diferentes à medida que se avança no terreno, começando pelo mato rasteiro, passando por uma densa mancha de coníferas, castanheiros e, terminando, em Macoselo, com a presença de azevinho com 10 metros de altura e carvalhos, associados a bétulas e castanheiros. As Igrejas das povoações de Vila Cova e Mascoselo, a Capela de N. Sr.ª de La Sallete, a Sepultura Antropomórfica em Vila Cova, as instalações abandonadas das Minas de Vila Cova, partes da calçada portuguesa antiga e pequenos núcleos de casas em granito, tradicionalmente, transmontanas, enriquecem todo o Circuito, marcado pela complementaridade entre o património natural e o património histórico-cultural." Nota importante! À entrada para o túnel onde está localizada a cache, existe um poço enorme, que só nos apercebemos quando estamos perto dele. Recomenda-se precaução, quer a entrada, quer no túnel. Tenham também atenção à presença de morcegos e raposas. As coordenadas referem-se apenas à entrada da mina.
Additional Hints
(Decrypt)
Ntben dhr invf ragene yrzoen-gr qr ghqb ndhvyb dhr invf cerpvfne, cbedhr ndhv zhvgbf cnffnenz, znf ntben avathéz gr inv nwhqne.
Grz pbentrz r inv ngé nb svz, ngé baqr bf erfgbf gr qrvknerz.
Pbzb úygvzn qvpn qrvkn zr dhr gr qvtn:
Frthr b grh pbençãb.