Vale da Porca
Vale da Porca está situada na margem direita do rio Azibo, afluente do rio Sabor, a cerca de 3,5 km ao NE da E.N. 216 entre Macedo de Cavaleiros e a freguesia dos Olmos.
Apresenta um riquíssimo património edificado e artístico religioso. Na sua Igreja matriz encontramos um fontanário na sacristia, datado do século XVII, assim como importante imaginário do século XVIII, representado por dois moços de convite que ladeiam o altar-mor. As capelas de N.ª Sr.ª do Rosário, de N.ª Sr.ª da Conceição e a Capela de S. Sebastião, com um curioso cruzeiro dedicado ao Senhor Da Boa Morte completam o seu património religioso.
Outra referência patrimonial é a elegante ponte românica e os moinhos de água. Esta freguesia produziu cal até meados do século XX, disso são os vestígios de dois fornos de 1ª geração, situados perto da referida ponte. Paralela a esta está uma ponte de caminho de ferro, construção típica do início do século XIX e a estação respectiva encontra-se em degradação mas ainda a merecer uma visita saudosista.Por favor tragam material de escrita para efectuar o log