Senhora da Piedade - Gogim Traditional Cache
Senhora da Piedade - Gogim
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Esta cache complementa as vistas das caches que estão na Senhora da Saúde e na Senhora da Graça/Livração.
O local é aprazível e tem vistas que abrangem a Santa Helena sobre Tarouca, S. Domingos em Fontelo e o Marão (um pouco mais longe...)
No local existe uma fonte cuja água é famosa! Vem gente de muitos lados para rezar à Virgem e para levar uns garrafões de água para casa.
Atribuí uma classificação de 2 pois para chegar lá é preciso subir vinte e tal degraus e depois andar uns poucos metros em terreno inclinado no meio da árvores, arbustos e rochas... o que limita o acesso a pessoas com dificuldades motoras.
Na Internet (visit link) encontrei este texto que dá umas dicas sobre o local:
Situa-se na freguesia de S.Martinho das Chãs,o monte de Nossa Senhora da Piedade, banhado a Nordeste pelo Rio Tedo e a Noroeste pelo Temilobos,a que deu o nome o famoso Santuário da Virgem desta invocação,que se tornou desde longa data centro de concurso de fiéis das freguesias em redor,de concelhos limítrofes,bem como de povoações muito distantes.Um dos quadros de "Ex-votos" representa um devoto de Celorico que ficou ileso,ele e a família,quando lhe ruiu a casa,o que demonstra a distância a que se deslocavam os peregrinos.
É construção do século XVII. Pinho Leal,no seu livro" Portugal Antigo e Moderno",escrevia em 1874: " É muito antigo este devoto santuário,o que a sua arquitectura demonstra evidentemente".
Além do altar- mor, com a imagem de Nossa Senhora da Piedade,existem mais dois laterais,todos em madeira,dedicados a S.Miguel e a S.José,imagens em madeira policromada bem conservadas.
Ali acorriam procissões de três e quatro léguas de distância,nas oitavas da Páscoa e do Pentecostes.
Com o passar dos tempos foi crescendo e propagando-se a devoção dos povos.Com muitas e valiosas esmolas,não só se adornou o templo,com magnificência,mas se edificaram um púlpito em pedra,muito harmonioso,no exterior,para missas campais,casas de novenas,casa para alojamento do ermitão e uma outra capela com um retábulo em alto relevo representando a cena do Calvário,a que se deu o nome de Capela de Santa Maria Madalena,pois aí se encontra representada esta mulher junto à cruz,assim como S. João Evangelista e Nossa Senhora,Mãe do condenado.
Do altar de Nossa Senhora da Piedade,sai uma fonte de excelente água que corre para um sítio agradável,não só pelos loureiros,amieiros e castanheiros que lhe dão fresca sombra,mas também pelas externas e formosas vistas que dali se desfrutam.No regresso,todos os peregrinos levam água desta fonte a que atribuem poderes curativos.Pela sua frescura e leveza,muitas são as famílias que semanalmente a transportampara a utilizarem
em suas casas.
A festa celebrava-se a 25 de Março com grande jubileu,na qual era obrigada a incorporar-se a Vereação da Câmara de Armamar,com a respectiva bandeira,que era colocada num belo monólito de pedra com orifício no topo superior para o efeito.Mais tarde passou a realizar-se no último Domingo de Maio,o que acontece ainda hoje. Há um relato desta festa em 31 de Maio de 1874,após um período de menos devoção desde 1834,em que a "Câmara de Armamar,as autoridades do concelho e pessoas de todas as classes,ali concorreram,aos milhares,acompanhando as cruzes paroquiais e assistindo à solenidade com a maior decência e recolhimento".
A cache é uma pequena caixa de madeira com o logbook e uma lembrança...Está escondida fora do recinto. Para as duas capelas não se zangarem procurei um ponto quase equidistante entre as duas...
Additional Hints
(Decrypt)
n tenaqr gncn r n crdhran rfpbaqr...