QUINTA DA LAVANDEIRA
A Quinta da Lavandeira é uma antiga propriedade agrícola e de recreio, pertencente, inicialmente, a Joaquim da Cunha Lima Oliveira Leal que a vendeu ao Conde António da Silva Monteiro (1822 – 1885), que lá viveu com a sua esposa, Sra. Condessa D. Carolina Júlia Ferreira Monteiro, que continuou a residir na Quinta até 1921, razão pela qual a propriedade também é conhecida por Quinta da Condessa.
A ESTUFA
A Câmara classificou está Estufa como Edifício de interesse Público que ainda se encontra fora da área do Parque da Lavandeira.
Segundo o historiador Francisco Queiroz, apesar de abandonada à muitos anos, e bastante degrada, a estufa é passível de recuperação voltando ao seu anterior uso ou a um outro uso compatível com a sua natureza arquitectónica, sendo que depois de recuperada, passaria a ser um ex-líbris do Parque da Quinta da Lavandeira e até um fortíssimo elemento identitário da Arquitectura do Ferro em Portugal, e me Vila Nova de Gaia em particular, a juntar à Ponte D. Maria Pia e à Ponte D. Luís.
CACHE: Como sei que o geocachiano é dado às caminhas…aqui fica uma pequenina mas agradável caminhada por este Parque. Esta cache faz parte do duo de caches que adoptei de libermar do Parque da Lavandeira. Tenham cuidados com as pessoas a passear e com o edifício em frente. Por favor não coloquem fotos do local ou da cache aqui para não estragar a surpresa. Aproveitem para relaxar e pôr um smile numa cache fesquinha! Obrigado :D ps: não se molhem! Aproveitem e respirem Ar Puro…raro nestes dias de hoje. *Parte deste log foi também escrito por libermar*
HORÁRIO: das 8h00 até ao Pôr do Sol.