Monte dos pobres de Paradela
O Monte dos Pobres é um monte comunitário dos habitantes de Paradela. Provavelmente, será um caso único no país. Os terrenos que compõem o monte, cerca de 29.300 m2, foram doados por um casal de Vila do Conde aos pobres de Paradela. Daí o nome surgiu.
Inicialmente, e com o passar dos anos, muitas famílias tentaram usurpar os terrenos intitulando-se seus donos. Alertados para o facto, os doadores accionaram os direitos jurídicos e em decisão judicial o monte foi dividido, ficando metade para os pobres de Paradela e a outra metade dividida em partes iguais para as 9 famílias que se diziam donos do monte. Passou assim, desta forma, o Monte dos Pobres de Paradela a ser gerido por uma comissão de moradores que eram eleitos pela população e que tinham por norma serem os mais velhos da aldeia.
Este local tem a particularidade de ter muitas nascentes de água, e desde cedo os habitantes souberam sabiamente aproveitá-las para regar os campos que ficavam a umas centenas de metros mais abaixo. Para isso usaram um sistema de represas aproveitando toda a água possível para a rega. Com o crescimento da população, foram feitos fontanários e tanques públicos que criaram uma dinâmica mais funcional na aldeia.
Quem por lá passa consegue observar a grande biodiversidade existente no local, com inúmeras espécies de plantas, bem como aves a nidificar na zona. É muito rica em fauna e flora, tendo vivido a população desde sempre em contacto com a natureza e tirando proveito do que esta lhe dava, recorrendo à agricultura, caça e colecta de madeiras. Com esta economia familiar de subsistência, os habitantes iam vivendo, felizes, em Paradela.
Nos dias que correm, o monte de Paradela está a ganhar uma nova vida. Há aproximadamente 7 anos atrás, o monte estava a transformar-se, progressivamente, numa lixeira a céu aberto. Nessa altura, um grupo de moradores “arregaçou as mangas” e começou a requalificar o local a vários níveis, de modo a torná-lo num sítio mais agradável e seguro. O grupo de trabalho evoluiu para a Associação de Moradores da Aldeia da Paradela que, aproveitando os recursos existentes, embelezou o monte com mais espécies de plantas, recriou e ampliou uma lagoa já existente e criou em redor um “parque de merendas”, com vistas fantásticas e em harmonia com a Natureza.
A preocupação com o ambiente, o amor à terra e a vontade de preservar um bem, que é de todos, é o que move este grupo de homens que, com arte, engenho e muito querer, está a dar uma nova vida ao Monte de Paradela.
Fontes: Armando Pinto e Jornal da Trofa de 30.08.2007.
A Cache:
Coloquem a cache no mesmo sitio como a encontraram, façam o CITO e divirtam-se!