Linha da Beira Alta – Ramal da Figueira da Foz
Já foi Linha da Beira Alta. Da Figueira da Foz até Vilar Formoso. Agora é Ramal da Figueira da Foz e liga a Figueira à Pampilhosa.
Em 1873 iniciaram-se as negociações para a construção de uma linha entre a fronteira de Vilar Formoso e a Linha do Norte, na Pampilhosa, denominada Linha da Beira Alta. Em 1879 acordou-se prolongar esta linha até à Figueira da Foz e respectivo porto de mar. A 3 de Julho de 1882 é inaugurado oficialmente o ramal Pampilhosa - Figueira da Foz, obra conseguida por Saraiva de Carvalho e pertença do Caminho de Ferro da Beira Alta, com a presença dos monarcas, D. Luís e D. Maria Pia, e seus dois filhos, os príncipes D. Carlos e D. Afonso. O caminho-de-ferro permitiria assim ampliar a capacidade de oferta de acesso à Figueira, com acesso directo a Espanha, e simultaneamente atrair ao seu porto um maior número de mercadorias.
Nos finais dos anos 90, a REFER com fundos europeus electrificou e renovou a Linha da Beira, mas apenas do Km 50 para cima. O tempo não perdoa e as estações e todos os edifícios de suporte às estações degradaram-se, caíram e os que ainda se aguentam encontram-se num estado lastimável!
Em todas as estações ao longo da linha, é possível ver-se na fachada a altitude a que se encontram e a distância ao Km 0, a Estação da Figueira da Foz.
Desde 5 de Janeiro de 2009 que, por motivos de segurança relacionados com a super estrutura da via, a exploração ferroviária no Ramal da Figueira da Foz se encontra suspensa. No entanto, a reactivação da Linha da Beira Alta, entre Figueira e Pampilhosa, poderá voltar a ser uma realidade já em 2011.
Esta cache tem como objectivo dar a conhecer um dos pontos do Ramal da Figueira da Foz, mais concretamente um Túnel situado na Serra das Alhadas.
As coordenadas dadas não correspondem à cache, mas sim ao local onde deve estacionar, pois aconselha-se que o restante percurso seja feito a pé. Para obter as coordenadas da cache deve recolher dados no local, e efectuar pequenas contas.
N 40º 11, A B C W 8º 47, D E F
A: (número de pias do lavadouro) /2 – número de torneiras do lavadouro
B: (números de pilares do lavadouro) – (número de arcos do lavadouro)
C: Número de arcos do lavadouro
D: soma dos algarismos do número de blocos que rodeiam a vedação do túnel
E: «Noves fora» a data do túnel
F: Dia da suspensão da circulação ferroviária na linha
A cache inicialmente contém logbook, lápis e pequenos objectos para troca.
A CACHE NÃO SE ENCONTRA NA LINHA.