Linha da Beira Alta
Oliveirinha-Cabanas Pk 102.372
A estação ferroviária de Oliveirinha, serve as populações de Oliveirinha, onde esta se encontra, Oliveira do Conde, Cabanas de Viriato e outros povoados próximos. O seu nome, Oliveirinha - Cabanas, deve-se ao facto dos povoados mais próximos e significantes serem estes dois, e podemos encontra-la ao quilometro 102,372 da Linha da Beira Alta.
Esta estação ainda conserva algumas das infra-estruturas que outrora serviam as populações e a indústria local, ao lado da estação ainda podemos ver o armazém onde eram guardados os bens transportados. Hoje serve apenas de ninho a imensos pássaros que levam a areia das suas juntas para construir as suas casas no telhado do armazém.
Actualmente a estação serve apenas os poucos passageiros dos comboios regionais com destino a Coimbra-B e Guarda, únicos a efectuar paragens comerciais por estes lados, mas este local está longe de ser apenas mais uma estação.
Em frente à estação, do outro lado da linha, encontramos os estaleiros de uma das maiores construtoras ferroviárias, é deste local que saem para todo o país máquinas de via e os equipamentos que podemos ver nas grandes obras ferroviárias. Para os aficionados, e não só, esta pequena estação é um ponto de paragem obrigatório para a observação do material circulante a operar em Portugal. Não aconselhamos o geocacher a aproximar-se dos estaleiros porque ficam numa zona desprotegida, fora do cais da estação.
A cache está protegida contra a chuva, no entanto aconselhamos a fazer o log dentro da estação caso esteja a chover, depende do vosso cuidado a boa saude das caches. Não tirem fotos do container, por favor. Obrigado!
Apreciem os vestígios dos tempos movimentados desta estação, sentem-se e talvez possam ver em manobras ou simplesmente de passsagem alguns comboios.