Uma piscina (do latim piscina, derivado de piscis "peixe") é um tanque de água própria para natação, mergulhos, saltos ornamentais e outras práticas desportivas, como, por exemplo, pólo aquático, hidroginástica, ou simplesmente para recreio. Geralmente é equipada com uma estação de tratamento de água própria para piscinas.
Infelizmente existem diversos problemas de saúde associados ao uso de piscinas, que aparecem quando o tratamento da água não é feito de maneira adequada, os mais comuns são: pé de atleta, dermatites, micoses, conjuntivites, hepatite e inflamações nos ouvidos, nariz e olhos.
Para atenuar ou evitar estes problemas de saúde, é necessário respeitar os seguintes parâmetros:
-
Alcalinidade ideal é de 80 a 120 mg de CaCO3 por litro. Se for maior que 150 mg causa incrustações.
-
PH ideal deve estar entre 7,2 e 7,6. Se for menor que 7,2, é irritante aos olhos e à pele. Se for maior que 7,6, o consumo de cloro aumenta e a água fica com mais turbilhões(???)
-
A temperatura ideal da água é de 24°C para adultos e 26°C para crianças até 5 anos. Acima de 29°C causa algum desconforto e favorece o aparecimento e crescimento microbiano.
A cache encontra-se nas imediações das Piscinas Municipais da Zebreira, complexo composto por uma piscina em formato de t-shirt, uma pequena piscina para crianças até aos 5 anos, uma zona relvada para estender a toalha, um bar de apoio e balneários com WC, chuveiros e zonas de apoio à piscina.
Com a inauguração da piscina, a Vila da Zebreira adquiriu mais vida e atraiu mais pessoas para vila especialmente no Verão devido ás altas temperaturas que costumam assolar a região. A piscina entra em funcionamento em Junho, após o fecho das escolas e encerra a meio de Setembro. Neste local é possível observar o esplendor da zona raiana tendo como pano de fundo Idanha-a-Nova bem como praticar um pouco de hidroginástica e jogar alguns jogos tradicionais.