Skip to content

Fonte Fria Traditional Cache

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Olá khukhas,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do dono da cache para verificar o estado da mesma.
Até lá, ficará desativada.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efetuar a manutenção necessária e reativar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efetuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente ativa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desativada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 30 dias.
Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 2/7/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

“Em tempos que já lá vão há muito, em que os matagais eram contínuos e, pelas feras existentes, perigosa a sua travessia, os almocreves, nas suas viagens para ou da charneca, costumavam-se agrupar-se numa fonte – a actual Fonte Fria – de água sempre pura e cristalina, perto da qual havia um enorme salgueiro. Era a fonte do Salgueiro.”

Da charneca para Castelo Branco, partiam carregos de azeite, castanhas, cereais, carvão, entre outros produtos. Esta actividade tinha dois sentidos, transportavam-se os produtos da região para os locais de escoamento e, no regresso, carregavam-se outros bens necessários para abastecer e aprovisionar as populações da charneca.

Estas tarefas eram realizadas pelos almocreves, vendedores ambulantes que conduziam os animais carregados com mercadorias no seu dorso. A expressão “almocreve” já era usada no séc. XIV e, com o decorrer dos tempos generalizou-se e aplicou-se, depois, a todos os mercadores que usavam grandes carros, puxados por juntas de vacas ou parelhas de mulas.

As dificuldades das viagens obrigavam a que elas fossem repartidas por etapas. Em determinados locais do percurso existiam locais estratégicos para proporcionar descanso aos homens e animais. Um deles era a Fonte do Salgueiro, local de passagem obrigatória pela sua situação geográfica e topográfica.

Aqui estava-se já às portas de Castelo Branco, mas havia ainda uma grande dificuldade para vencer: a travessia do rio Ocreza. Nesta passagem, extremamente íngreme, era comum juntarem-se vários almocreves que aparelhavam várias juntas de animais para, em conjunto, puxarem cada um dos carros e o respectivo carrego, de uma margem para outra.

Situada a 500 metros a Nascente da povoação, em corrente permanente de água sempre fresca, a Fonte Fria era de há muito uma das grandes esperanças do Salgueiro.

Em 1961 concluíram-se as obras de exploração -- 127 metros de mina -- e consequente distribuição pela aldeia.

Os anos passaram, novas casas se foram construindo, casas de banho e máquinas de lavar se instalaram, melhores hábitos de higiene se foram adquirindo, e a água voltou a ser insuficiente. Como medida de emergência, foram abertos três furos artesianos na zona das Naves e um junto à fonte, pagos por subscrição popular, que, se serviram para atenuar a carência de água, não foram de forma alguma solução definitiva. Esta passou pela instalação da canalização de águas e esgotos e ligação à Barragem do Pisco.

Additional Hints (No hints available.)