Skip to content

Estrela PT - Por cima do Meio Traditional Cache

Hidden : 7/19/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
4 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Estrela PowerTrail - Por cima do Meio


Esta é uma cache de percurso de dificuldade média/alta e que não é recomendada caso o tempo esteja chuvoso, já que para lá chegar será necessário passar por percursos por rochas e/ou ribeiras. Também não é recomendado se não estiverem boas condições de visibilidade e caso haja possibilidade de mau tempo, já que o seu acesso difícil irá impedir que se volte aos estradões em total segurança. Caso haja neve é recomendado que se tenha crampons e piolet e experiência no seu uso
Do local terão uma vista fantástica sobre a Garganta de Loriga e alguns dos seus Covões - Covão do Meio com a sua barragem, Covão da Nave mais abaixo.

Estrela PowerTrail



O percurso total é composto por 11 caches e tem as seguintes características:

Distância total – 14km
Dificuldade – Média/Alta
Altitude máxima – 1993m (Torre)
Altitude Mínima – 1695m (Covão Boeiro)


Perfil vertical


O percurso total é longo e podem contar com algum desnível, incluindo algumas áreas em que é preciso trepar e destrepar (no entanto não é necessário material de escalada). Em muitas zonas irão atravessar ou descer ribeiras que em alturas de chuva poderão ter muita água.

Devem levar calçado apropriado e com sola bem aderente, e visto que o percurso vos vai levar algumas horas devem levar água e comida.

Na maior parte do caminho existem mariolas a marcar antigos caminhos, no entanto por não serem mantidos podem perder as mariolas de vista em alguns locais e ter que pisar alguns arbustos. Devem no entanto evitar ao máximo pisar os arbustos – se possível contornem-nos – e é claro, não deixem lixo em local algum. Aliás, sempre que possível se encontrarem lixo levem-no até ao contentor mais próximo (existem junto da Estância de Ski e na Torre). Lembrem-se que estão numa zona protegida e muito sensível, já que estão em altitude e houve incêndios há poucos anos.

AVISO - Visto que mau tempo na Serra costuma significar nevoeiro e pouca visibilidade, equacionem bem todos os factores antes de partirem para o percurso total (lembrem-se que em certos pontos vão estar a algumas horas de caminhada da civilização e provavelmente sem rede de telemóvel).

Dependendo da altura do ano temos ainda alguns avisos mais particulares:

Verão – Não haverá pontos de água de confiança - não bebam água das lagoas nem da Cascata, já que a água desse lado da Serra está contaminada pelos esgotos da Torre e Estância. A fonte dos Perus (por cima do Covão Boieiro) tem estado seca.
Levem muita água, protector solar e chapéu.

Primavera e Outono – Se estiver a chover ou tiver chovido tenham cuidado porque vão passar por muitos Covões cheios de água (convém ter calçado bom e verdadeiramente impermeável). Equacionem a possibilidade de não fazer o percurso total, principalmente as caches “Por cima do Covão do Meio” e “A Cascata” já que o acesso a estas envolve passar por zonas rochosas que estarão escorregadias e por ribeiras que poderão estar com muito caudal.

Inverno – Se o terreno estiver nevado lembrem-se que a progressão na neve é muito mais lenta. Têm que ter equipamento adequado - calçado bom e verdadeiramente impermeável, calças de neve e polainas, casaco impermeável e respirável, luvas, gorro e óculos de sol ou máscara. É recomendado que tenham pelo menos bastões de caminhada, e é possível que em algumas zonas tenham que usar crampons e piolet.
Equacionem a possibilidade de não fazer o percurso total, principalmente as caches “Por cima do Covão do Meio” e “A Cascata” já que o acesso a estas envolve passar por zonas rochosas que estarão escorregadias e por ribeiras que poderão estar com muito caudal e até mesmo congeladas (a zona é utilizada por alpinistas para a escalada em cascatas de gelo…).

Advertência
Recomendamos que comecem o percurso pela Torre, onde é mais seguro deixar o carro. É recomendável que não deixem objectos de valor no carro, principalmente se deixarem o carro noutro local que não a Torre, já que tem havido uma onda de assaltos a carros na Serra, principalmente à noite quando deixa de haver turistas e lojas abertas. Muitos locais têm mesmo deixado o carro destrancado (os assaltos costumam envolver vidros partidos).

Percursos alternativos
- Começando na Torre, contornar a Lagoa Serrano e subir as escadas a Oeste desta, passando pela Lagoa do Covão das Quelhas, para chegar ao estradão que liga à Telecadeira e pistas de ski.
- Em vez de seguir directamente da cache “Covão Boeiro” para a cache “A Cascata” descer até à Barragem do Covão do Meio e seguir pelo percurso marcado por mariolas.
- Estacionar junto da Estância de Ski e fazer apenas as caches “Contemplação” e “Chanca aka Piscina Privada" num pequeno percurso circular, voltando pela estrada.

Additional Hints (No hints available.)