Skip to content

O Império Mystery Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 7/13/2009
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A cache não está nas coordenadas apresentadas!

Um pouco de história deste símbolo do esforço colonizador Português.

No arranque do regime político corporativo, adoptou-se uma política de colonização dos territórios sob a administração portuguesa, em especial os do Continente Africano.

As exposições coloniais estavam integradas na execução dessa política. Para essas exposições, criaram-se alguns elementos decorativos. É o caso deste monumento composto por um obelisco encimado com as armas nacionais; na base, seis esculturas estilizadas simbolizam as figuras a quem se deve o esforço colonizador: a mulher, o militar, o missionário, o comerciante, o agricultor e o médico.


Este monumento, em granito, foi projectado e executado por Sousa Caldas e Alferes Alberto Ponce de Castro para a Exposição Colonial de 1934, no Porto (nos terrenos do Palácio de Cristal - o original, não o actual Pavilhão Rosa Mota), e colocado presentemente na Praça do Império.

Para encontrar a cache basta juntar um pouco de Mirandês/Francês e acompanhar a seguinte história, passada com alguns colonos recém chegados a uma Angola em início de colonização.

“Deste pequeno grupo de colonos, todos eles de Miranda do Douro, fazem parte o casal Ferreira, agricultores de longa data e respectivo filho, o médico recém-formado, o Doutor Rodrigues, o padre João que resolveu conquistar algumas almas perdidas em terras distantes, e também o Chico Silva, conhecido pelo engenho do negócio. Chegaram a Luanda, escoltados pelo tenente António Ferro que cumpria serviço e cuja função era dar apoio e protecção aos novos colonos.

O objectivo deste pequeno grupo era iniciar a vida do nada, com muita vontade e esperança de dias melhores. O casal Ferreira já tinha tentado a sorte em França, mas não deu em nada… A ansiedade é muita mas o cansaço e o calor também, depois de tanto palmilhar já só querem descansar.

Mulher: La comadre teni rezon, bien hábeis dito que isto eiqui era guapo!
Agricultor: Eiqui las tiêrras son buônas i ricas
Chico Silva: Estou a ber que eiqui la tiêrra ye buôna para tratos.
Doutor Rodrigues: Pues yê, pues yê, mas esso agora nun nos sirbe de nada, tenemos que buscar um sítio con auga i selombra que fai muito calor eiqui
Filho: Inda queda muito? Stou cansadico!! Pra donde bamos?
Tenente: Nun te preoucupes, rapaç, nun te perdes, bamos todos junticos, yá queda pouco… queda cerca de mi i al lhado del Doutor Rodrigues, you yá conheço isto, yê siempre an frente… yê yá elhi, nun hai que anganhar.
Padre João: Que grandes piedras! Eiqui fazén-se cousas an grande!

Alguns metros mais à frente encontram um bom local para descansar.
Contente e aliviado por ter chegado, o filho dos Ferreira começa a cantar uma canção da sua infância, passada em França:

Sous le Pont d’Avignon,
On y danse on y danse,
Sous el Pont d’Avignon
On y danse tous on rond…

Doutor Rodrigues: Aqueste lhugar yê buôno, ten auga fresca i selombra. Stacamos eiqui”

Para manter a surpresa para todos, não publique fotografias ou logs que possam revelar a localização da cache.

Tendo em conta o tipo de cache pede-se cuidado na recolocação da mesma.

Additional Hints (No hints available.)