A Ponte Velha
Esta ponte está situada a Leste da cidade de Ponte de Sor, a cerca de um quilómetro, e lançada sobre o ribeiro do Andreu. Alguém, levianamente, atribuiu aos mouros a sua construção, quando ela, afinal, foi também obra de D. João VI por isso que muita gente lhe chama a Ponte dos Mouros.
A construção é anterior à do açude que lhe fica próximo e vem regar as margens da Malta, Propriedade da casa Vaz Monteiro, Por isso ali se fazia o trânsito para Avis e Benavila e a estrada seguia pelo Andreu, Vale do Boi, indo passar ao ribeiro dos Montes Juntos. Depois de construída em 1867 e estrada real que seguia para Sousel, com passagem por Avis, todo o movimento passou a fazer-se por essa estrada, sendo a Ponte Velha abandonada.
Nesta ponte, que era, e ainda é, de um só arco de volta redonda, mas de boas proporções para dar vazão às grandes cheias que tomam os ribeiros do Barata e do Andreu, que se juntam um pouco acima, e que foi construída sobre rochas, existia uma laje colocada a um padrão, e nesta estava esculpida a inscrição seguinte:
NO REINADO DE D. JOÃO VI SE LANÇOU ESTA PONTE EM 1828
O vandalismo do rapazio destruiu esta lápide que há uns anos atrás ainda lá existia.
Depois de perdido o trânsito por ali, foi construído o lagar e aberta a vala do açude para alimentar o lagar e regar a propriedade a que atrás nos referimos.
|