Skip to content

#4 Convento de Santa Clara -Viagens na Minha Terra Traditional Cache

This cache has been archived.

Os Confetes: Com muita pena nossa vamos arquivar a cache. Estranho só ter durabilidade de 15 dias.
Obrigado a todos que a visitaram.

More
Hidden : 5/16/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 #4 Convento de Santa Clara- Viagens na Minha Terra

 

No tempo das “Viagens na minha terra”, de Almeida Garrett, Santarém foi palco de importantes acontecimentos históricos. No início do século XIX, quando a Vila foi ocupada pelos exércitos franceses, muitos edifícios foram vítimas de actos de vandalismo. Apesar disto, as filosofias e políticas Liberais, inspiradas na França Revolucionária, tiveram seguidores entre os scalabitanos e enormes consequências na Vila. Em 1834, as ordens religiosas foram extintas e os seus conventos nacionalizados, o que acentuou a deterioração do património de Santarém. Muitos desses conventos foram transformados em repartições públicas, quartéis militares, hospitais, instituições de assistência ou, em muitos casos, foram demolidos.

É neste contexto que Almeida Garrett visita Santarém e encontra uma “povoação descaída e desamparada”, uma “grande metrópole de um povo extinto, de uma nação que foi poderosa e celebrada, mas que desapareceu da face da terra e só deixou o monumento de suas construções gigantescas.”

 

 

Quase no final das “Viagens”, “entremos nesse convento das pobres Claras, tão aflitas e desconsoladas agora que as ameaçam de dissolução como aos frades." A fundação do Convento de Santa Clara remonta a 1259, mas actualmente resta apenas a Igreja. As outras dependências - celas e claustro - foram demolidas. Em Abril de 1902 morreu a última freira do Convento e este foi encerrado. Iniciou-se então um período de total abandono. Foi arrecadação militar, seguiu-se a pilhagem e o leilão dos bens, até à demolição das paredes. Restou a Igreja, agora restaurada.

 

 

A Igreja de Santa Clara constitui um dos monumentos mais emblemáticos do gótico mendicante da cidade de Santarém, situando-se na proximidade do Convento de S. Francisco, outro exemplar marcante deste estilo arquitectónico. 

 

 

 Clique na imagem para obter mais informações do monumento.


Assim termina o percurso das “Viagens na Minha Terra” como nos diz Garrett “Vou-me embora (...) Santarém fatigou-me o espírito, como todas as coisas que fazem pensar muito. Deixo-a porém com saudade e não me hei-de esquecer nunca dos dias que aqui passei.”

Espero que se tenham divertido com as “Viagens na Minha Terra” ao realizarem estas 4 caches em monumentos marcantes da Cidade, Santarém tem um património monumental notável, cheio de monumentos e recantos que não deixam ninguém indiferente.

 A Cache:
Tenha atenção em ir à noite, a zona nem sempre é bem frequentada. A cache encontra-se numa das laterais da igreja para se evitar de ir para as traseiras... 

Anteriormente neste local existiu uma cache  GC1354K.  

Aproveite para visitar a Igreja, está aberta de Quarta a Domingo  das 9:00h - 12:30H  e das 14:00h às 17:30h. Escerra à Segundas, Terças e Feriados (Excepto 19 Março -  feriado Municipal), a entrada é gratuita. 


 
BOAS CAÇADAS.

Leve Material de Escrita.


As Viagens na Minha Terra segundo Almeida Garrett, são compostas pelas seguintes caches:

·  Viagens na Minha Terra #4 – Convento de Santa Clara

·  Viagens na Minha Terra #3 – Igreja do Seminário

·  Viagens na Minha Terra #2 – Santíssimo Milagre

·  Viagens na Minha Terra #1 – Igreja S. J. Alporão






Additional Hints (No hints available.)