O "Trilho do Calvário" é um percurso pedestre de Pequena Rota (PR), circular, que se desenvolve por caminhos rurais e florestais.
De interesse paisagístico, cultural e ambiental, este percurso tem uma extensão de 10 km, com início e fim na Capela da Senhora do Calvário, em Calvelo - Ponte de Lima, tendo surgido no âmbito das atividades desenvolvidas na Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Ponte de Lima.
www.aflima.pt
Do ponto de partida - Capela da Senhora do Calvário - segue-se até ao cruzeiro existente no topo do recinto, onde nos dirigimos para a esquerda para que uns metros adiante possamos ascender, por entre um eucaliptal, até à proximidade das ruínas da capela de S. Veríssimo. Aqui podemos desfrutar de uma vista agradável sobre o vale do Neiva. Prosseguindo por caminhos florestais, passar-se-á pelas ruínas do antigo feitor das terras das redondezas e, próximo desta, de um marco de propriedades datado de 1702. Continuando o percurso passaremos por um caminho rural tipicamente minhoto, onde nos deparamos com uma vegetação de maior diversidade, nomeadamente junto a uma pôça de água outrora usada para o regadio. Ainda em ambiente essencialmente florestal, e percorrendo a derivação existente no percurso, poderemos gozar de uma nova vista panorâmica perto do local onde se encontra o primitivo marco de divisão de três freguesias (Anais, Cabaços e Calvelo). Já em sentido descendente, e antes do regresso à capela da Senhora do Calvário, o trajeto cruza com um ambiente mais agrícola, onde ainda se dá uso, nos meses de maior calor, a uma presa de água para a rega dos campos agrícolas, água essa que em tempos era usada para fazer mover os moínhos que aí perto se encontram em ruínas.
Caminho da Poça
Percorrida uma boa parte do trilho, e já com o lugar de Tresmonde ou Estremonde a ficar para trás, começamos a entrar numa antiga área agrícola. Actualmente domina a exploração florestal, mas em tempos, nas propriedades que confinam com o caminho, eram cultivadas as batatas e o trigo para sustento dos seus proprietários.
Ao passar pelo local deparamo-nos com uma envolvente que ainda nos remete a outros tempos, com os antigos muros de pedra revestidos de musgo. Por aqui ainda se pode observar a Poça da Carvalhice, que é uma antiga presa de água, outrora usada para o regadio.
A Cache
A cache é de tamanho small e contém inicialmente logbook, lápis e objetos para troca. Por prevenção, levem material de escrita para registar a visita. Permite a troca de pequenos objetos.
Fechem bem o container e recoloquem a cache da mesma forma como a encontraram, pois a sua durabilidade depende muito disso.
Façam CITO se possível e...
Não faças "Mais um" log... Faz "O Teu" log!
|