SOBREIRO DE MONTALVO
Durante muitos anos, muito para além da memória dos homens, houve neste local um majestoso sobreiro.
Na sua origem, provavelmente em finais do século XIX, o sobreiro terá sido um de muitos que existiam nuns valados que aqui estavam delimitando propriedades. Talvez por ter servido de apoio ao portal de entrada das terras de uma influente família, o sobreiro foi poupado, acabando por marcar este lugar durante anos e anos.
Mas independentemente da árvore que aqui esteja, o local será para sempre o sobreiro…
|
Quem não conhece Montalvo e quer dirigir-se a algum ponto da aldeia é a partir do sobreiro que se orienta. Ponto de encontro das pessoas e ponto de partida de todos os caminhos, esta encruzilhada recebeu o nome de um majestoso sobreiro que aqui houve durante mais de um século e que foi referência da freguesia para sucessivas gerações. Como acontece com as pessoas, o sobreiro, já com muita idade, adoeceu e, apesar de todos os esforços que foram feitos para o salvar, acabou por secar em 2002 e teve de ser removido. No seu lugar foi plantado um exemplar jovem da mesma espécie.
Nas proximidades do sobreiro encontra-se a chamada Escola Velha. Construída em 1904, como atesta a data na chaminé, é obra do arquitecto Adães Bermudes, o mesmo que fez parte da equipa que projectou a estátua do Marquês de Pombal que se encontra na Rotunda, em Lisboa. O edifício, que agora é Jardim-de-infância, foi o primeiro erigido para escola no concelho de Constância.