Where’s Wally Cache??
Veiga de São Simão
Saindo de Viana do Castelo em direcção ao Porto pela A28, após a ponte, sair em direcção a Ponte de Lima até ao cruzamento com a N203, aqui virar à direita em direcção a Darque e na primeira rotunda sair novamente à direita pela rua de São Simão em direcção à praia fluvial. Após 800 metros, junto a um cruzeiro de pedra, encontrará os primeiros canaviais e lagoas da veiga de São Simão. Esta ribeira tem cerca de 5 km de extensão, faz uma ligação “umbilical” ao meio estuarino e recorta paralelamente ao rio Lima a veiga em duas metades.
A Veiga de S. Simão e as ínsuas do Rio Lima são espaços típicos das zonas húmidas. A Floresta mistura-se com terrenos agrícolas e espaços alagados, com vegetação típica de estuários, como junco, caniços, bunho, carvalho comum, amieiros e salgueiros, sendo um local privilegiado para a reprodução de várias espécies animais. O guarda-riosé a espécie que mais facilmente se observa nesta ribeira, no entanto, o seu território é partilhado por outras espécies como a galinha-d’águae a garça-real.
A veiga de S. Simão constitui assim um dos mais importantes ecossistemas naturais do concelho. Esta zona faz assim também parte da Rede Natura 2000, através do designado “sítio Rio Lima”.
A Cache:trata-se de um contentor grande e contém o habitual: Cache note / logbook, dispõe de espaço para lembranças e material de escrita. Por favor tenha o cuidado de deixar tudo conforme encontrou e a cache no seu respectivo esconderijo.