Skip to content

Vale do Rio de Lousa EarthCache

Hidden : 6/19/2023
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Enquadramento Geomorfológico da área

 

A região norte do concelho de Loures está integrada na Orla Mesocenozóica Ocidental e apresenta um relevo acidentado e grande variabilidade de declives, estando a cota mais elevada do concelho situada no Cabeço de Montachique, a 409 m de altitude. O concelho de Loures é constituído, do ponto de vista litológico, por rochas de natureza sedimentar e eruptiva, datadas do Jurássico ao Miocénico superior. Os afloramentos mais antigos, de idade jurássica, ocorrem na zona norte. A sul destes, afloram as litologias do Cretácico que, na base (de idade Hauteriviano, Barremiano e Aptiano), são predominantemente detríticas. No Albiano-Cenomaniano médio predominam margas e calcários margosos. A estes, sobrepõem-se os calcários com rudistas de idade Cenomaniano superior que imprimem um cunho particular à paisagem, visto que originam cornijas salientes devido à sua grande dureza e compacção (Zêzere, 1996). As séries sedimentares do Cenomaniano testemunham uma evolução num meio marinho, numa área de plataforma intra-continental, em condições normais de sedimentação, apresentando depósitos de base de início de transgressão, com os fácies mais margosos a ocorrer na base da unidade litológica, a qual evolui para fases francamente marinhas no topo. No Cretácico superior deu-se a instalação do Complexo Vulcânico de Lisboa, que acompanhou a abertura do Atlântico Norte. É constituído por uma alternância de escoadas basálticas, por vezes muito alteradas, e materiais piroclásticos, que incluem brechas, tufos vulcânicos (em menor quantidade) e filões diversos. As antigas chaminés vulcânicas destacam-se imponentes na paisagem, em relevos cónicos e, em alguns casos, apresentam disjunção prismática espectacular, como acontece nos Cabeços de Montachique e da Torre. Sob a formação vulcânica assenta o “Complexo de Benfica”, um complexo detrítico continental do Paleogénico, ao qual se sobrepõem formações miocénicas.

 

Vale do Rio de Lousa

O vale do Rio de Lousa apresenta características distintas ao longo do seu traçado, condicionadas pela litologia e estrutura do substrato. Próximo de Ponte de Lousa (Figura A), o vale, relativamente simétrico, apresenta vertentes rectilíneas de declive acentuado, condicionadas por uma pequena deformação e pela natureza calcária e calcária margosa dos afloramentos. O sector montante do vale (Figura B) evidencia uma dissimetria estrutural, acentuada pelo afloramento de margas próximo do canal fluvial.

 

 

Depois de apreciar a vista e ler a listing estás pronto para responder às seguintes perguntas.

Para que possa registar esta Earthcache como encontrado, tem que se dirigir as coordenadas e com base na descrição da página e no que observar no GZ responder por mensagem ou email as seguintes questões.
Todas fotos publicadas que denunciem as respostas, assim como registos aos quais não tenha recebido as respetivas respostas e a foto presencial serão apagadas sem aviso prévio.
Espero que disfrutem da vossa visita!

 

1 - No gz que tipo de rocha sedimentar existe no gz?

2 - De que período geológico e quantos anos tem (mais ou menos) as rochas sedimentares do Vale?

3 - Tarefa adicional (após 2019-06-12), cada registo carece de uma foto sua nas coordenadas ou da sua mão segurando um papel com o seu nick escrito nele. Fotos que sirvam de spoiler serão apagadas sem aviso prévio, assim como os registos aos quais não tenha recebido as respectivas fotos presenciais.

Additional Hints (No hints available.)