O rio Zêzere é um curso de água da região do Centro, Portugal. Nasce na serra da Estrela, a cerca de 1900 m de altitude, junto ao Cântaro Magro. Ainda na zona da serra da Estrela, passa por Manteigas e próximo da cidade da Covilhã, seguindo depois para sudoeste, confluindo com o rio Tejo a oeste de Constância, após um curso de cerca de 200 km. O Zêzere é o segundo maior rio exclusivamente português, após o rio Mondego.
Próximo de Cambas (Oleiros), entre as aldeias de Janeiro de Cima e Álvaro, o Zêzere deixa de ser rio e passa à calmaria de albufeira (Barragem do Cabril), onde as suas águas repousam antes de continuarem viagem. É neste troço que o encontramos nas curvas e contracurvas que o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional designou por "Meandros do Zêzere".
Os seus principais afluentes na margem direita são: o ribeira de Alge, o rio Cabril, o rio Unhais, o rio Nabão, a ribeira de Paul e a ribeira de Pêra. Na margem esquerda encontramos a ribeira de Bogas, a ribeira de Rio Caria, a ribeira da Malhadancha, a ribeira da Isna, a ribeira de Meimoa, a ribeira de Oleiros e a ribeira de Teixeira.
O Zêzere é o denominador comum da identidade das seis Aldeias do Xisto que estão na sua bacia hidrográfica: Barroca, Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Mosteiro, Pedrógão Pequeno e Álvaro.
Para registares esta geocache:
Deves tirar uma fotografia tua dentro do barco de madeira (com o teu nick visível … escreve-o num pedaço de papel, no telemóvel, na mão, etc...) e o Rio Zêzere. A foto deve ser anexada ao teu Log.
Sê Criativo!
NOTA: Os registos sem fotos serão apagados.
Virtual Rewards 3.0 - 2022-2023
This Virtual Cache is part of a limited release of Virtuals created between March 1, 2022 and March 1, 2023. Only 4,000 cache owners were given the opportunity to hide a Virtual Cache. Learn more about Virtual Rewards 3.0 on the Geocaching Blog.