Dados Históricos
O município de Vila Franca do Campo data do século XV e é o mais antigo da ilha de São Miguel, sendo 1476 a data mais provável da sua criação, segundo testemunhos documentais que chegaram até nós.
Não é conhecida a carta de foral do concelho mas sabe-se que Rui Gonçalves da Câmara, o primeiro capitão donatário da ilha de São Miguel aqui fixou residência e viveu 21 anos até 1497, como indica no seu testamento, datado de 21 de novembro de 1497, redigido em Vila Franca do Campo, quando se encontrava acamado em sua casa, por doença da qual faleceu.
Vila Franca foi a primeira capital da ilha e sede do seu único concelho por muitos anos. Aqui viveram os Capitães Donatários que governavam a ilha. A cultura da cana de açúcar, foi, inicialmente, a sua principal fonte de riqueza.
Um violento sismo, em 1522, soterrou quase completamente a vila e causou elevado número de vítimas entre os seus habitantes. Apesar de logo reconstruída, Vila Franca do Campo ressurgiu já sem a importância anterior, perdida a favor de Ponta Delgada que se tornou capital da ilha.
Em 1582, as águas de Vila Franca do Campo foram palco de uma das maiores batalhas navais jamais travadas no mar dos Açores, opondo as forças fiéis ao príncipe português Dom António Prior do Crato à armada de Filipe II de Espanha, ambos pretendentes ao trono de Portugal. Perdida a batalha, Portugal perdeu a independência, tendo ficado sob a coroa espanhola durante 60 anos. O centro histórico de Vila Franca do Campo foi o palco sangrento das execuções dos portugueses derrotados e dos franceses que os ajudaram.
No séc. XVIII, Vila Franca do Campo, viveu uma época de prosperidade graças à riqueza proporcionada pela exportação da laranja, sobretudo para o Reino Unido e Estados Unidos da América, que se refletiu na arquitetura, assistindo-se, então, à construção de imponentes moradias e ao enriquecimento das igrejas e conventos existentes.
Já nos finais do séc. XIX, a cultura do ananás veio substituir a da laranja, que entretanto entrara em decadência, devido a uma doença que atacara as laranjeiras. Inúmeras estufas de vidro branco foram então construídas, constituindo, hoje, verdadeiros ícones paisagísticos do concelho.
A 18 de Março de 1900, Vila Franca do Campo foi a primeira localidade a ter iluminação pública por energia elétrica, tanto a nível regional como nacional, projeto que foi possível graças ao engenho e talento do Eng.º José Cordeiro e ao espírito progressista e empreendedor do então presidente do município vilafranquense, Dr. António da Silva Cabral.
Fonte: Câmara Municipal V.F.Campo
N 37° 44.987' W 25° 25.289