Skip to content

Colinas do Curoca EarthCache

Hidden : 2/27/2020
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

- Colinas do Curoca

Lugar com o nome de Colinas do Curoca, é um local tranquilo e isolado entre as cidades do Namibe e do Tômbwa. Uns dos locais mais inspiradores  icónico com uma beleza que impressiona pela sua grandiosidade, fazendo lembrar o “Grand Canyon” nos Estados Unidos da América.

As gigantes torres esculpidas pela natureza, esculpidas durante séculos pela acção dos ventos, os monumentos rochosos dão cor a região em belos tons de vermelho e produzem gigantescas sombras no chão desértico.

A experiência de estar ali, sentindo e respirando tal obra-prima natural, é tão grandiosa quanto o próprio cenário.

O Deserto do Namibe (anteriormente e actual Moçâmedes) é um vasto deserto que vai da costa sul da Namíbia até a costa sudoeste de Angola e faz parte do “Namib-Naukluft National Park”, a maior reserva de caça de África.


         O nome “namib” tem a sua origem numa das línguas locais, o “khoekhoegowab”, e significa "lugar vasto", o que faz jus à realidade, já que de facto o deserto ocupa uma área de cerca de 80 900 km², estendendo-se por 1.600 km ao longo do litoral atlântico do sul de Angola até o sul da Namíbia.


          Já na sua largura Este-Oeste, o deserto varia de 50 a 180 km
É considerado o mais antigo deserto do mundo, devendo-se a sua aridez à descida do ar seco arrefecido pela corrente fria de Benguela que passa na costa da Namíbia.
Junto ao litoral, o deserto é conhecido como "costa dos esqueletos" em virtude de aí terem naufragado e morrido muitos marinheiros.
         Apesar do clima desértico, a corrente fria de Benguela modifica esta realidade. A temperatura média da cidade de Moçâmedes é de 23 °C, sendo as temperaturas baixas na estação seca e altas na estação do cacimbo. Entre Março e Maio são os meses onde ocorrem com maior frequência as chuvas. Junho e Julho são os meses mais frios, com eventuais geadas. Os meses mais quentes são Dezembro, Janeiro e Fevereiro as temperaturas mais baixas podem chegar aos 8 °C e as mais altas aos 32 °C.

Flora e Fauna


Entre as plantas existentes no deserto do Namibe, sobressai a Welwitschia- Mirabilis, que pode viver mais de cem anos, algumas chegando a ter 2000 mil anos, e cujas folhas absorvem a humidade do ar
Entre os animais, destacam-se a Cobra-do-deserto, o Elefante-africano, o Inseparável-de-faces-rosadas, bem como algumas espécies de Lagartos, entre outros animais que conseguem sobreviver no clima inóspito da região

Unesco


A UNESCO inscreveu o Mar de Areia do Deserto do Namibe como Património Mundial por "ser um ambiente único com invertebrados, répteis e mamíferos endémicos que se adaptaram a uma variedade de micro-habitats e nichos ecológicos que sempre variam"

 

Arenito

ARENITO: Esse tipo de rocha é chamada de rocha sedimentar e se forma a partir de mudanças ocorridas em outras rochas.

Chuva vento, água dos rios, ondas do mar: tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas em grãos de minerais. Pouco a pouco, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos. Esse processo é chamado de intemperismo.

Os fragmentos de rochas são transportados pelos ventos ou pela água da chuva até os rios, que, por sua vez, os levam para o fundo de lagos e oceanos. Lá os fragmentos vão se depositando em camadas, é assim que se formam, por exemplo, terrenos cobertos de areia, como as praias.

Esses fragmentos ou sedimentos vão se acumulando ao longo do tempo. As camadas de cima exercem pressão sobre as camadas de baixo, compactando-as. Essa pressão acaba por agrupar e cimentar os fragmentos e endurece a massa formada. é assim que surgem as rochas sedimentares. Tudo isso, não se esqueça, leva milhares de anos.

Desse modo, a areia da praia transforma-se, lentamente, em uma rocha sedimentar chamada arenito. Sedimento de argila transforma-se em argilito.

As camadas vão cobrindo também restos de plantas e animais.

Por isso é muito comum encontrar restos ou marcas de animais e plantas em rochas sedimentares: o animal ou planta morre e é coberto por milhares de grãos de minerais.

Os restos ou marcas de organismos antigos são chamados de fósseis. Analisando os fósseis, os cientistas podem estudar como era a vida no passado em nosso planeta.

 

Formação das rochas sedimentares

https://www.sobiologia.com.br/figuras/Solo/rochassedimentares.jpg


 

A origem do arenito

O arenito forma-se quando rochas como o granito se desintegram aos poucos  pela acção dos ventos e das chuvas. Os grãos de quartzo dessas rochas formam a areia. Areias e dunas de areia, porém não são rochas: são fragmentos de rochas. A areia pode se depositar no fundo do mar ou em depressões e ficar submetida a um aumento de pressão ou temperatura. Assim cimentada e endurecida, forma o arenito - um tipo de rocha sedimentar.

https://www.sobiologia.com.br/figuras/Solo/arenito.jpg
Rocha de arenito

 

Arenito ou grés é uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas. É a presença e tipo de impurezas que determina a coloração dos arenitos. Por exemplo; grandes quantidades de óxido de ferro, fazem esta rocha vermelha.

O Arenito é depositado em ambiente continental, nos rios, lagos em ambiente marinho, em praias, deltas ou nas sequências turbidíticas do talude continental.

Os arenitos são rochas lapidificadas constituídas por areia aglutinadas por um cimento natural, que geralmente caracteriza a rocha. São rochas também designadas por grés e muitas vezes são classificadas pela natureza do cimento. Os arenitos argilosos têm um cimento constituído por argilas.

Os arenitos calcários são fundidos por rochas magmáticas de cimento, em geral, de carbonato de calcário (calcite), fazer efervescência fácil com os ácidos. Se o cimento do arenito for dolomite (carbonato de cálcio e magnésio) a efervescência é menos nítida.

Os arenitos são rochas sedimentares, constituídos por grãos de sílica ou quartzo ligados por cimento silicoso, argiloso ou calcário. São empregados em revestimentos, resistindo bem aos ataques de agentes agressivos da atmosfera.

Fonte: “Só Biologia” / “Wikipédia”

 

- Respostas:

- Para “logar” esta cache deve visitar o local, nas coordenadas indicadas.

- Deve depois responder às seguintes questões e enviar as respostas utilizando o botão "Message this Owner" presente no cimo desta página.

 

1. - Qual a altura média das colinas?

2. – Qual cor predominante da areia?

3. – Que tipo de arenito encontra no local?

 

- Também e apesar de ser opcional, convidamos a que tire e partilhe no seu registo uma foto sua com o GPS no local do GZ.

 

Pratique: “Cache In Trast Out”

- Quando estiver a fazer ”Geocaching”, traga consigo um saco para ir apanhando lixo, respeite a natureza, NÃO DEIXE LIXO! E se possível recolha algum lixo que possa encontrar pelo caminho.

- Não se esqueça da Máquina Fotográfica para registar os melhores momentos.

- Acessível através de veículos todo terreno (4x4).

 

- APENAS DEIXE A SUA PEGADA” E TIRE FOTOGRÁFIAS

 

- Boas Cachadas e Divirta-se!

 

 

 

Additional Hints (No hints available.)