Santuário da Misericórdia
A localidade de Moita dos Ferreiros é antiquíssima, como consta nos registos da Torre do Tombo, existindo indícios que apontam a sua formação ao início do séc. XII. O santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, uma construção de meados do século XVI, situa-se nesta freguesia e pertenceu ao concelho de Óbidos até à reforma de 1835.
Todo o conjunto do Santuário - Igreja, Casa do Ermitão, Casa dos Círios, Recinto de Festas e Fonte - está inserido numa zona de grande valor histórico, paisagístico e ambiental, em que se incluem uma mancha de sobreiros centenários e diversas fontes e nascentes de água. Associado à permanência romana no território, terá sido um local pagão sagrado que, com o advento do cristianismo, se transformou em local de culto cristão.
A Fonte dos Rastinhos, cuja água é considerada milagrosa para doenças dos olhos, deve o nome a um exemplar podomórfico (pegadas gravadas na pedra ) aí existente e que arqueólogos situam no paleolítico.
A igreja é de alpendre sobre a porta principal, que ocupa toda a largura da fachada e se abre para o exterior por três arcos modernamente revestidos a cantaria. O interior é de uma só nave, separado da capela-mor por arco renascentista, e possui as paredes revestidas a azulejos de várias épocas, em consequência dos restauros sucessivos realizados entre o século XVII e XIX. O retábulo do altar-mor, em talha dourada do século XVIII, possui trono e maquineta com uma imagem da padroeira que, apesar do mau restauro, poderá ser um exemplar do gótico tardio. A tradição oral explica a fundação deste local em duas lendas...
( … ) A caminho de Aljubarrota, o Condestável, D. Nuno Alvares Pereira aqui terá parado para rezar, rogando “ Misericórdia ” para as suas tropas.
Em 1182, ano da formação de Portugal ( … ) Um pastor, de nome Nicolau Botas, protegia uma imagem de Nossa Senhora com grande devoção. Por causa dos Mouros que ali andavam, escondeu- a perto das nascentes, esquecendo-se depois do local. Desesperado perante a revolta do povo que o julga ladrão, ajoelha e pede a Nossa Senhora que «por Misericórdia» lhe mostre o local onde escondeu a imagem. Num resplendor de luz, e junto aos sobreiros que ladeiam as nascentes, surge Nossa Senhora que lhe indica o local da imagem, salvando-lhe a vida e deixando gravadas na pedra as marcas dos seus pés.
Desde tempos imemoriais que círios e romarias de povoações distantes vêm venerar a imagem ao Santuário da Misericórdia e participar numa das mais antigas feiras do concelho que se realiza anualmente a 7 e 8 de Setembro.
A geocache
O recipiente é de dimensões reduzidas e apenas contém logbook, pelo que devem levar material de escrita.
Sejam discretos na abordagem e deixem tudo como estava e no mesmo local. Não inventem, sff.
|