A cache
- Esta wherigo tem o objetivo de dar a conhecer este famoso cientista ao longo de um agradável passeio.
- O trilho tem o comprimento de 2.42 km e pode ser feito muito bem numa hora. Tem dificuldade média (devido à elevação).
- Ao longo da cache vai encontrar informação relevante sobre Einstein, servindo o listing como complemento e aprofundamento dos factos.
- A realização desta cache com som torna a experiência muito mais interessante!
- Todas as etapas são virtuais excepto a final.
- O cartucho encontra-se aqui: Cartucho Albert Einstein
Nota pessoal
Albert Einstein serviu para mim como inspiração devido à sua maneira de pensar e visão sobre as coisas. Indiscutívelmente que é dos maiores cientistas do século XX.
Recomendo a visualização da série "Genius" que retrata de forma única a vida de Albert !
Deu um enorme prazer e responsabilidade desenvolver uma cache com este tema embora não tenha sido fácil devido ao seu tipo.
Espero que ao longo deste passeio descubram Einstein e sobretudo, divirtam-se ! Obrigado!
Infância e juventude
Nascido a 14 de março de 1879 em Ulm, Württemberg, Alemanha, Albert Einstein cresceu no seio de uma família judaica de classe média sendo filho de Hermann Einstein (vendedor e engenheiro) e Pauline Kock (cuidava da casa da família). Teve uma irmã, Maja, dois anos mais nova.
Nos primeiros anos de vida, Einstein passou por dificuldades para se expressar através da fala e era lento para aprender, fato que, durante algum tempo, deixou os seus pais preocupados. Nos primeiros anos escolares, não se destacava nem pelas notas nem pela regularidade com que ia à escola.
Aos nove anos ingressa numa instituição de ensino chamada Luitpold Gymnasium, local onde se interessa por geometria e álgebra, matérias nas quais progride rapidamente. Aos doze anos é um autêntico gênio das matemáticas e lê avidamente Leibniz, Kant e Hume. Foi um problema para os seus professores, visto que estes não sabiam responder às suas perguntas nem refutar os seus questionamentos. Possuía caráter individualista e alheio à disciplina prussiana, acaba sendo expulso do Gymnasium. Aos 16 anos abandona a religião judaica e, assim, liberta-se de todo e qualquer tipo de dogma e imposição ideológica.
Trabalho e vida
Em 1900, aos 21 anos, consegue graduar-se no Instituto Politécnico de Zurich, com as mais altas notas. Em 1905 (considerado o “ano do milagre” para Einstein), publica “Annalen der Physik”, trabalhos sobre eletrodinâmica, as dimensões moleculares, equivalência entre a massa inerte e a energia, o fenômeno fotoelétrico e os primeiros esboços sobre a Teoria da Relatividade, que anunciava o fato do movimento ser relativo aos corpos no espaço, visto que este carece de dimensões e limites e é igualmente relativo. Posteriormente Einstein aplica a teoria da relatividade ao tempo.
Em seguida investiga o processo massa-energia, reduzindo ambas a uma só, mediante a sua conhecida fórmula E=mc².
Em 1909, começa a trabalhar como professor na Universidade de Zurich, atividade que logo desenvolveu em Praga e Berlin. Em 1914, é nomeado diretor do Kaiser Wihelm Institut. Separa-se da sua primeira mulher, Mileva Maric, e casa-se com Elsa Einstein (prima). Em 1915, completa o desenvolvimento da sua teoria da relatividade. Em 1921, recebe o Prêmio Nobel de Física e, em 1933, vê-se obrigado a deixar a Alemanha e partir para os EUA, perseguido pelo regime nazista como judeu e intelectual. Vive no meio das leituras e estudos, colaborando com revistas científicas e tocando, no seu tempo livre, violino.
Arma Nuclear
Em 1939, Albert escreveu uma carta ao então presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt destacando no seu conteúdo a possibilidade da criação de uma bomba de grande poder de destruição. A carta serviria para chamar a atenção sobre o fato de a Alemanha deter o conhecimento para desenvolver esse tipo de tecnologia, uma ameaça real no contexto da Segunda Guerra Mundial.
Em agosto de 1945, Einstein estava de férias e soube que uma bomba atômica havia sido detonada em Hiroshima, no Japão.
No livro “Como Vejo o Mundo”, do próprio Einstein, ele destaca a sua defesa pela paz:
“A minha responsabilidade na questão da bomba atômica limita-se a uma única intervenção: escrevi uma carta ao Presidente Roosevelt. Eu sabia ser necessária e urgente a organização de experiências de grande envergadura para o estudo e realização da bomba atômica. Eu o disse. Conhecia também o risco universal causado pela descoberta da bomba. Mas os sábios alemães encarniçavam-se sobre o mesmo problema e tinham todas as chances de resolvê-lo. Assumi, portanto, as minhas responsabilidades. E, no entanto, sou apaixonadamente um pacifista e a minha maneira de ver não é diferente diante da mortandade em tempo de guerra e diante de um crime em tempos de paz”.
Einstein afirmaria que ter enviado a carta teria sido o “maior erro de sua vida”.
Cérebro removido
Em abril de 1955, enquanto se preparava para um discurso em comemoração ao aniversário de Israel, Einstein sofreu um aneurisma abdominal e hemorragia interna. Ele foi internado, mas recusou a cirurgia, alegando que já tinha vivido tudo que podia viver. Ele morreu na manhã seguinte, em 18 de abril de 1955, aos 76 anos.
Durante a autópsia, Thomas Stoltz Harvey removeu o cérebro de Einstein sem a permissão da família, para preservação e estudo futuro,fato que só foi tornado público em 1978. Ele está agora localizado no Princeton University Medical Center.
Wherigo
O Wherigo é um conjunto de ferramentas para criar e jogar aventuras com GPS no mundo real. Usa a tecnologia GPS para orientá-lo para locais físicos e interagir com objetos e personagens virtuais.
É necessário o uso de um recetor como: telemóvel Android ou iPhone (aplicação WhereYouGo ou Wherigo respetivamente) ou GPS Garmin (Oregon, Nuvi, Colorado).
Descobre mais em: http://www.wherigo.com/default.aspx