Albergaria-a-Velha tem, desde Julho de 2015 mais um caminho para Santiago de Compostela, com a inauguração do Caminho Caramulo – Vale do Vouga, que atravessa sete concelhos, numa extensão de cerca de cem quilómetros.
O novo trajeto, que liga os concelhos de Viseu, Tondela, Vouzela, Oliveira de Frades, Sever de Vouga, Águeda e Albergaria-a-Velha, leva cerca de cinco dias a percorrer e vai entroncar com o Caminho Principal, que segue em direção a Oliveira de Azeméis.
O trajeto está agora sinalizado, desde a Sé de Viseu, onde inicia a rota, até ao Caminho Principal, na cidade de Albergaria, com indicação do Albergue Rainha D. Teresa, que marca a confluência dos caminhos. O percurso Albergariense inicia-se no lugar da Foz, topónimo referente à foz do rio Mau no Vouga, segue pelo canal da antiga linha do Vale do Vouga, em direção a Carvoeiro, para oeste. É possível então seguir por Mouquim e Valmaior e apanhar o Caminho Principal, ou continuar para Sernada do Vouga e subir para Albergaria por Açores, um trajeto mais curto, mas bastante íngreme.
A ideia de lançar o Caminho de Santiago Caramulo – Vale do Vouga nasceu há quatro anos, quando o Município de Tondela lançou o desafio às autarquias de Vouzela, Oliveira de Frades, Sever do Vouga e Albergaria para sinalizarem o percurso. A ideia foi sendo adiada, mas depois juntou-se Viseu e Águeda e o trajeto foi sancionado pelo Turismo do Centro, abrindo oficialmente aos peregrinos e caminhantes no passado sábado, dia de S. Tiago. Em Albergaria-a-Velha, o percurso composteleano foi inaugurado com uma caminhada que juntou cerca de uma centena de pessoas.
Os Municípios que abarcam o traçado ficam responsáveis pela sua conservação, limpeza e sinalização, e também pela promoção, em parceria com o Turismo Centro de Portugal.
30-07-2015
Fonte: Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha
A Cache não se encontra nas Coordenadas publicadas.