A Cruz do Catarino está situada em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, na área do Lugar de Pé da Pedreira, Freguesia de Alcanede, Concelho de Santarém.
Trata se de uma estrutura em pedra de cantaria com cerca de três metros de altura e que assenta sob um penedo com cerca de meio metro de altura.
Este cruzeiro "perdido" no meio da serra, segundo tradição oral, foi construído como memorial, da morte do "Catarino" um homem abastado da região, assassinado precisamente aqui pelo seu genro.
Não tenho mais informações sobre a data de construção do cruzeiro, nem da trágica história, mas há várias descrições na cruz e a data de construção estará no topo, mas já não está perceptível.
Mais abaixo está registado na cruz a seguinte mensagem, com letra maiúscula, que com alguma dificuldade consegui decifrar:
"PELO SEU GENRO FRANCISCO LOPES E PELA AMBIÇÃO DOS SEUS BENS COM UM TIRO DE ESPINGARDA O MALVADO SENCURAÇÃO"
O acesso à cache é fácil, basta seguir rigorosamente o caminho que lhe passa mais próximo, pois estamos em Zona Industrial de extração de pedra e os caminhos de brita são muitos nesta zona.
A cache contém logbook e não tem material de escrita.
Agradeço que deixem a cache como a encontraram, ou se possivel, melhor ainda.
|