Faz a tua pesquisa primeiro. Não entres simplesmente na mata; tenha um conhecimento sólido dos seus arredores primeiro.Estudar um mapa da área para onde você está a ir - e certificar-se de levá-lo contigo - aumentará as chances de não ficar completamente perdido. Instrua-se sobre a flora e a fauna da área que você está explorando. O conhecimento dos animais e plantas locais pode salvar a tua vida.
Certifique-se de comer bem antes de sair e de que alguém saiba para onde estás indo e por quanto tempo vais ficar por lá.
Não cometas o mesmo erro que James Franco comete em "127 horas", um filme de sobrevivência baseado em uma história real - certifica-te de que alguém saiba exatamente para onde e quando você está indo. Desta maneira, alguém saberá que estás desaparecido, alertará as autoridades responsáveis e poderá dizer a elas por onde começar a procurar-te.
Leva equipamentos de sobrevivência. Ferramentas básicas como uma faca, uma pederneira (um fósforo de metal), isqueiro, corda (a corda do tipo paracord 550 é a melhor), um apito, um saco de dormir, um espelho de sinalização, comprimidos de purificação de água e uma bússola podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Mesmo que estejas saindo para fazer uma trilha de um dia, certifica-te de levar o essencial.
Ter todo esse equipamento não significa nada se não puder usá-lo adequadamente. Certifique-se de praticar muitas vezes em um ambiente seguro antes de te aventurares na mata.
Não se esqueça de levar consigo um kit de primeiros socorros. Deves levar bandagens, antissépticos e pinças para remover espinhos que te possam infectar.
Se precisares de alguma medicação, ou injeção, leve-as contigo - mesmo que não planeje ficar longe o suficente para precisar delas.
Leva sempre o Gps com pilhas extra.
Ao escolher uma manta isotérmica (uma manta leve, fina e de um material extremamente refletivo), gasta um pouco mais para comprar um modelo maior e mais durável. Uma manta térmica pode ser usada para bloquear o vento e a água, pode ser enrolada no corpo para prevenir/combater a hipotermia, ou até mesmo colocada atrás de ti para refletir o calor da fogueira para as tuas costas, mas nada isso é útil se a manta for pequena demais, ou rasgue assim que abrir a embalagem.
Fogo
Faça uma fogueira de bom tamanho com combustível o suficiente para aquecer por muitas horas e certifique-se de que você tem bastante madeira seca. Acenda o fogo antes de achar que irá precisar dele, mesmo que o tempo esteja quente; é mais fácil acender o fogo estando em boas condições, do que entrar em pânico quando o sol se por - sem mencionar o fato de que ter uma fogueira acesa por perto lhe dará uma sensação de conforto e segurança enquanto você descobre seu rumo.
- Uma boa regra geral é juntar madeira até achar que tem o bastante para passar a noite, depois pegar mais três pilhas do mesmo tamanho, para que assim talvez tenha o bastante para passar a noite.
- Deve ter acesso a madeira seca no "sub-bosque" da floresta. Também pode usar cascas de árvore ou estrume seco. Se fizer um fogo que esteja quente o bastante, pode queijar madeira verde, arbustos, ou ramos de árvore para fazer uma fogueira sinalizadora que cria muita fumaça.
- A melhor madeira para manter o fogo é a madeira morta que pode arrancar de qualquer árvore. Independente do tipo de floresta em que esteja, com certeza haverá madeira seca disponível.
- Lembre-se que um fogo pequeno é mais fácil de queimar do que um grande, porém, porque ele exige menos combustível. Assim que tiver brasa o suficiente, mantenha o fogo em um tamanho controlável, para que não passe tempo demais procurando por combustível.
- Não faça uma fogueira numa área onde não seja seguro fazer isso. Sua fogueira deve ficar bem longe de árvores e arbustos inflamáveis, preferivelmente em uma clareira. Tome cuidado com sua fogueira. Embora queira alimentá-la, não exagere. Considere o clima e outros fatores e lembre-se, com um incêndio na floresta é muito mais difícil sobreviver do que apenas estando perdido!
|