Santa Casa da Misericórdia de Ovar
A Santa Casa da Misericórdia de Ovar é responsável por algumas das mais importantes obras realizadas no concelho de Ovar de cariz Social, Humanitário, Cultural, no âmbito das áreas da Saúde e Educação e ainda ao nível da recuperação e preservação do património imobiliário. Foi fundada em 29 de Janeiro de 1910 e é uma das mais prestigiadas Instituições do concelho.
Foi criada com o intuito de ficar responsável pela gestão do Hospital da Vila de Ovar, tendo tomado posse do Hospital Camarário em 1911, passando este então a designar-se como Hospital da Misericórdia.
Este edifício terminou as suas funções em Setembro do mesmo ano, quando o Dr. Afonso Costa mandou entregar à Misericórdia o extinto Colégio das Doroteias, onde passou a funcionar o Hospital, até 24 de Junho de 1966.
Em Maio de 1965 começa a funcionar o novo Hospital da Misericórdia, sendo inagurado no ano seguinte pelo então Presidente da República, Almirante Américo Tomás.
Em Abril de 1978, foi edificado o Centro de Bem-Estar Social, iniciado com o Centro do Dia, e continuado em 1979, com as obras de remodelação e ampliação do Lar de Idosos, e em 1981 com a Creche/Jardim de Infância.
Em 1980, devido à nacionalização dos hospitais, foi imposto à Santa Casa da Misericórdia de Ovar a venda dos equipamentos e existências do Hospital ao estado.
Actualmente o Hospital Distrital de Ovar funciona nas mesmas instalações, arrendadas pela Santa Casa da Misericórdia de Ovar.
Integrada nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Ovar existe também a Capela da Misericórdia. Trata-se de uma capela de grandes dimensões e linhas sóbrias onde estão representados os Sagrados Corações de Jesus e Maria.
A cache
É necessário levar material de escrita.
Para a duração da cache é fundamental discrição ao manipular o container.
(ENG) Take writing material.
Stealth required!