Skip to content

Haloclastia no Fortim EarthCache

Hidden : 3/2/2019
Difficulty:
4.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




                         

De forma a poder fazer o registo desta earthcache, deverá responder corretamente às seguintes questões e enviar, posteriormente, as respostas para o meu e-mail.

Dirija-se às coordenadas publicadas e já no exterior do Fortim. Ali a poente da pia de dimensões consideráveis, no patamar superior desta, e onde possível ver várias famílias de diaclases. Se houver dúvidas sobre qual é a pia, consultar a foto spoiler. É necessário também uma breve consulta deste site, no local ou posteriormente, de forma a responder corretamente ao solicitado.

1) Inclua, na sua resposta, a hora e o dia da visita. Analise a informação disposta no referido site, em concordância com as marés e coeficientes. Indique um intervalo de tempo razoável, de no máximo três horas e posterior à sua visita, que não promova a formação de diaclases pelo processo de haloclastia.

2) Selecione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. O processo de haloclastia é favorecido em períodos de...

A) ... maré baixa e no Verão;
B) ... maré baixa e no Inverno;
C) ... maré alta e no Inverno;
D) ... maré alta e no Verão;

3) Classifique a continuidade da família de diaclases presentes no ponto zero cuja direção é semelhante à direção de propagação das ondas do mar.

4) Explicitando na resposta todos os cálculos efetuados, calcule a frequência das diaclases pertencentes à família acima descrita tendo em consideração os seguintes parâmetros: analisar somente o lado oeste da pia e numa extensão de 1 metro norte e 3 metros sul da mesma.

5) Considere o ponto zero o centro de uma rosa dos ventos. No raio de cinco metros, indique o ponto cardeal cuja direção permita observar, dentro do raio previsto, um maior esmagamento do maciço rochoso. É necessariamente aí que se encontra maior diversidade de famílias de diaclases? Justifique.

6) Digija-se ao waypoint 2, a sensívelmente sete metros norte do primeiro ponto. Nesse local e na face que faz quase um ângulo recto com a superfície, a 20 centímetros do chão, há uma reentrância acentuada de forma geométrica. Estime as suas dimensões. Será aquilo resultado do processo de haloclastia? Justifique com rigor a sua resposta.

7) Tire uma foto sua ou de algo que o identifique, como o GPS, a fim de comprovar a sua passagem pelo local. No entanto, tenha em atenção que não deve ser possível estimar as respostas através da sua análise.

Obrigado pela visita.

In order to be able to register this earthcache, you must answer the following questions correctly and send the answers to my email later.

Go to the published and outside coordinates of Fortim. There the west of the sink of considerable dimensions, on the upper level of this, and where possible see several families of diaclases. If there are any doubts about what the sink is, consult the photo spoiler. It is also necessary a brief consultation of this site, in the place or later, in order to respond correctly to the requested one.

1) Include in your answer the time and day of the visit. Analyze the information provided on the website, in agreement with the tides and coefficients. Indicate a reasonable interval of no more than three hours after your visit that does not promote the formation of diaclases by the haloclastic process.

2) Select the only alternative that allows for a correct statement. The haloclastic process is favored in periods of ...

A) ... low tide and summer;
B) ... low tide and in winter;
C) ... high tide and in winter;
D) ... high tide and summer;

3) Rate the continuity of the family of diaclases present at zero point whose direction is similar to the direction of propagation of the sea waves.

4) Explaining in the answer all the calculations made, calculate the frequency of the diaclases belonging to the family described above taking into account the following parameters: analyze only the west side of the sink and an extension of 1 meter north and 3 meters south of it.

5) Consider the zero point the center of a rose of the winds. In the radius of five meters, indicate the cardinal point whose direction allows to observe, within the radius predicted, a greater crushing of the rocky massif. Is it necessarily there that there is a greater diversity of families of diaclases? Justify.

6) Enter the waypoint 2, the sensibly 7 meters north of the first point. In this place and in the face that makes almost a right angle with the surface, 20 centimeters from the ground, there is a marked recess of geometric form. Estimate your dimensions. Is that the result of the haloclastic process? Justify your answer accurately.

7) Take a photo of yourself or the GPS to verify your location. However, please note that it should not be possible to estimate the responses through your analysis.

Thanks for the visit.

 

 

Meteorização

Mesmo antes da exposição aos agentes externos, na sequência dos fenómenos que fazem ascender as rochas e, subsequentemente, as fazem aflorar, as rochas experimentam transformações, à medida que se elevam das zonas profundas onde tiveram a sua génese. 
A alteração das rochas, denominada meteorização corresponde às modificações físicas e/ou químicas causadas, nas rochas, pelos agentes de meteorização - a água, o vento, as mudanças de temperatura e a ação dos seres vivos. De acordo com o seu modo de atuação e com os produtos que originam, os agentes de meteorização podem ser classificados em físicos (provocam fragmentação) e químicos (provocam alteração química) existindo dois tipos de meteorização: a meteorização física e a meteorização química.

Haloclastia

Em períodos de maré alta é frequente a invasão do mar, cuja água é salgada, nos maciços rochosos que afloram no litoral. Consequentemente a água acaba por ficar retida nas microfissuras das referidas rochas.
Como contêm sais dissolvidos, estes por evaporação da água podem precipitar e iniciar o seu crescimento exercendo uma força expansiva, que contribui para uma maior desagregação das rochas. A haloclastia é mesmo isso: a formação de diaclases pelo processo de meteorização física e que envolve, apenas, a fratura do maciço rochoso.

   

 
Diaclases

As diaclases ocorrem em todos os tipos de rochas e não são mais do que fracturas ao longo das quais não existiu movimento considerável. Normalmente, a maior movimentação corresponde ao afastamento dos compartimentos na direcção perpendicular ao plano de fractura. Podem ser classificadas em diversos aspectos e é este um dos objectivos da earthcache.


Representação esquemática de duas famílias de diaclases

As diaclases que, numa mesma área, possuem uma orientação semelhante formam uma família de diaclases. As várias famílias de diaclases existentes numa determinada zona formam um sistema de diaclases.

Continuidade e descontinuidade de diaclases

A persistência ou continuidade define-se como a extensão em área de diaclases. É um dos parâmetros que maior influência tem no comportamento dos maciços rochosos, mas também é um dos mais difíceis de determinar dada a exiguidade de acessos à medição de tais áreas. No ponto zero da earthcache é possível medir algumas famílias na totalidade.
Uma quantificação poderá fazer-se através da medida do comprimento do traço da superfície das diaclases em superfícies expostas do maciço. É usual utilizar a terminologia seguinte para descrever a continuidade:

Espaçamento e frequência

Quando se procede ao estudo do espaçamento das diaclases é conveniente proceder a uma análise da distribuição dos valores medidos por cada
família. Para tal, em função do valor modal (o mais frequente) do espaçamento é usual utilizar a terminologia seguinte para descrever esta característica das diaclases:

Por vezes, com objectivos idênticos, é utilizado o inverso do espaçamento, isto é, o número de descontinuidades por metro. Este valor é designado por frequência

Tipo de maciços rochosos em função da frequência de diaclases

Tamanho dos Blocos

 

 
Fontes Consultadas / Sourses Consulted

http://www.neotectonica.ufpr.br/aula-geologia/aula5.pdf
https://www.ebah.com.br/content/ABAAABkB0AB/apostila-mecanica-das-rochas?part=3
http://www.dct.uminho.pt/pnpg/trilhos/pitoes/paragem2/diaclases.html
https://paginas.fe.up.pt/~geng/ge/apontamentos/Cap_4_GE.pdf
https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/20152/1/Tese%20de%20Mestrado.pdf
Terra, Universo de Vida - Geologia 10ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)
Terra, Universo de Vida - Geologia 11ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)
 

  

Additional Hints (No hints available.)