Alter do Chão é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Portalegre, à região do Alentejo e à sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 2 300 habitantes.
É sede de um município com 362,07 km² de área e 3 562 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo Crato, a sueste por Monforte, a sul por Fronteira, a sudoeste por Avis e a oeste por Ponte de Sor.
Alter do Chão foi fundado como concelho em 1232, no reinado de D. Sancho II, com a atribuição do Foral, de tipo Ávila-Évora, pelo Mestre Vicente, Bispo Chanceler de D. Sancho II para o Bispado da Guarda.
Como principais monumentos conta com um castelo e um chafariz maneirista. O primeiro foi concluído em 22 de Setembro de 1359, por D. Pedro I, pelo menos segundo uma lápide colocada sobre o portal de entrada do mesmo. Possivelmente não se trata de uma construção de raiz, mas o aproveitamento de uma fortaleza já cristã que por sua vez teria sido já um aproveitamento de uma estrutura desta natureza da época de ocupação romana e/ou muçulmana.
O segundo, o Chafariz Maneirista (Fontinha), foi concluído em 1556, sob o patrocínio da Casa de Bragança. É uma obra de elevado valor artístico.
Por fim e com o propósito de fornecer cavalos para a picaria real, em 1747, na Coutada do Arneiro, é fundada a Coudelaria de Alter, com a designação de Reais Manadas, e que ainda hoje é um dos expoentes máximos deste concelho. A eguada e garanhões eram propriedade da Coroa/Estado e a coutada era da Casa de Bragança/ Casa de família do Rei. Um cavalo AR, o Gentil, entre vários analisados, foi escolhido pelo escultor Machado de Castro para modelo do cavalo da estátua equestre de D. José erguida em 1775 no Terreiro do Paço a marcar a renovação da baixa da cidade após o terramoto de 1755.
|
Esta cache está situada junto a um monumento, que pretende fazer uma homenagem ao cavalo "Alter Real".
Trata-se de uma estátua equestre em bronze, da autoria de Maria Leal da Costa e Luís Valadares, que faz uma homenagem ao cavalo criado na Coudelaria desta simpática e carregada de história Vila. Foi mandada erigir pela Câmara Municipal de Alter do Chão e inaugurada em 15 de Outubro de 2005.
Esta réplica, teve como modelo o cavalo "Oheide", exemplar nascido na Coudelaria de Alter, portador de toda a carga genética e morfológica do Cavalo Alter Real, pelo que se sugere também uma visita a essa coudelaria.
|