Francisco Afonso Chaves e Melo
Francisco Afonso Chaves e Melo, mais conhecido por coronel Afonso Chaves, nasceu em Lisboa a 24 de Janeiro de 1857 e faleceu em Ponta Delgada a 23 de junho de 1926 , foi um naturalista , geofísico e meteorologista. Também dedicou grande parte da sua vida à fotografia, sendo uma faceta menos conhecida .
Em 1877 concluiu o curso de Infantaria da Escola do Exército, em Lisboa, tendo atingido a patente de coronel (1911). Lecionou física, química e história natural no Liceu de Ponta Delgada, entre 1884 e 1888. Estudioso auto didata, dedicou-se à história natural dos Açores, especialmente à zoologia, e desenvolveu estudos em meteorologia e magnetismo terrestre.
Em 1893, foi nomeado diretor do Posto Meteorológico de Ponta Delgada e, a partir de 1897, criou postos meteorológicos nas ilhas das Flores e do Faial e estações de observação em Bandeiras e Candelária na ilha do Pico. Criado o Serviço Meteorológico dos Açores (1901), foi nomeado seu diretor. Construiu e montou o Observatório Magnético e Sismológico da Fajã de Cima, inaugurado em 1911. Manteve a prática da zoologia e a ligação à coleção naturalista do Museu Municipal de Ponta Delgada, a cuja direção esteve ligado até ao fim da vida.
Afonso Chaves manteve colaboração com inúmeros naturalistas e cientistas, quer através da troca de informação e publicações, quer pelo intercâmbio de exemplares de história natural. Pertenceu a diversas sociedades e organismos científicos nacionais e internacionais, de que se destaca o Comité Meteorológico Internacional. Foi membro da comissão administrativa e do conselho científico do Instituto Oceanográfico do Príncipe Alberto I do Mónaco. Representou Portugal em diversos congressos internacionais, publicou vários trabalhos científicos e, através de conferências e de artigos em jornais, foi também um divulgador de ciência.
Também é reconhecido como um dos mais importantes naturalistas portugueses na viragem do século XIX para o século XX , com um amplo trabalho nos Açores e uma intervenção cientifica internacional como poucos portugueses da sua época tiveram .
Como fotógrafo a sua vasta obra nunca foi muito reconhecida pela sociedade , sendo pouco conhecida do público.
A fotografia de Afonso Chaves datável em grande parte do período entre 1901 e a sua morte , apresenta três características fundamentais : a sua vasta extensão , a notória qualidade e a constante natureza estereoscópica .
Parte do espólio fotográfico encontra – se no Museu Carlos Machado em Ponta Delgada , estando uma outra parte na posse da família.
O seu nome faz parte da toponímia na cidade de Ponta Delgada com a rua “Coronel Chaves” , no lado norte da alameda Duque de Bragança localiza – se o Observatório Meteorológico Afonso Chaves.
|