DESCRIÇÃO DA CACHE
O médico numa freguesia é fundamentalmente um educador. Por isso, na imagem tradicional das nossas aldeias, o clínico, como o professor e o pároco, desempenha um papel marcante.
Deste modo, a atribuição a uma escola de um nome de um médico constitui um motivo especial a destacar.
O Dr. António Manuel Correia Alexandre nasceu em Coimbra na Freguesia de Santa Clara, em 12 de abril de 1920.
Embora nascido numa família de poucos recursos económicos, revelou desde cedo grandes qualidades intelectuais tendo por empenho do seu professor primário prosseguido estudos secundários. Cursou Medicina com êxito, obtendo pelo seu mérito os apoios de que carecia.
Ligado ao concelho de Leiria pelo casamento foi colocado em Caranguejeira, em 1949. Aqui exerceu medicina com dedicação invulgar durante cerca de 60 anos. Várias gerações habituaram-se a vê-lo, logo de madrugada, no consultório do centro de saúde, entregando-se de alma e coração aos seus doentes e a todos que o procuravam. Pouco após iniciar funções na Caranguejeira, foram detetados 17 casos de febre tifoide e todos os pacientes recuperaram com a ajuda e tratamento do Dr. Correia Alexandre, pelo que passou a ser muito bem visto na comunidade. Considerado um homem muito afável e dedicado aos seus doentes, estava sempre disponível e presente para atender aos seus pedidos e necessidades. Apesar de se ter reformado aos sessenta anos de idade, continuou a exercer medicina até à data do seu falecimento.
Foi deste modo, com toda a justiça que, a 7 de julho de 1997 foi proposta pelo Conselho Diretivo da Escola Preparatória e Secundária (C+S) de Caranguejeira, Leiria, com a concordância da Câmara Municipal, no sentido da atribuição do nome de Dr. Correia Alexandre ao nosso estabelecimento de ensino.
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Manuel_Correia_Alexandre
Diário da República – II Série, nº 151 – 3 de julho de 1997